segunda-feira, 21 de novembro de 2011

A hora da verdade

A temporada de 2011 decidir-se-á no sábado próximo, onde todas as equipes atuarão na derradeira rodada. Como antecipei noutra coluna, três times estão garantidos na série A (Portuguesa, Náutico e Ponte Preta) e outros três na terceirona (Duque de Caxias, Salgueiro e Vila Nova).
Na parte de cima, cinco equipes disputam a última vaga: Sport e Bragantino (com 58 pontos), Vitória (57), Boa e Americana (56). Na parte de baixo, seis equipes lutam para seguir na segunda divisão em 2012: ABC (50p, 12v), Guarani (49p, 14v), Paraná (49p, 13v), ASA (48p, 13v), São Caetano (48p, 11v) e Icasa (47p, 11v). O Barueri, apesar de ter cinqüenta pontos, não pode ser alcançado em número de vitórias, motivo pelo qual não mais está ameaçado de rebaixamento.
Mais preocupado com a parte de baixo, o paranista não pode ignorar, no entanto, o que ocorre na parte de cima, visto que a última rodada colocará frente-a-frente equipes que disputam nas duas frentes e certamente, a tônica será de muita emoção e nervosismo para torcedores de todas as equipes envolvidas.
Na luta contra a degola, o site Chance de Gol calculou as chances de queda de cada equipe envolvida, sendo essa de 0,8% para o ABC, 1,1% para o Guarani, 1,9% para o tricolor, 13,6% para o ASA, 11,6% para o São Caetano e 71,0% para o Icasa.
O ABC receberá em casa o Americana, que precisa da vitória para tentar ir à primeira, situação parecida com a do Paraná, que enfrentará o Bragantino na Vila Capanema e do ASA, anfitrião do Vitória. O Guarani enfrentará em casa o despreocupado Goiás. O São Caetano, no Anacleto Campanela, poderá se garantir diante de um desmotivado Criciúma enquanto o ICASA terá em seus domínios a Portuguesa de “sangue doce”.
O Paraná depende apenas de si e, caso vença sua partida ou empate, já se garante na segundona. Caso o tricolor perca, tem que torcer para que o ASA, São Caetano e ICASA não vençam suas respectivas partidas vez que um mero empate desses não seria suficiente para que o ultrapassem.
Esse é o panorama da via-crucis tricolor. E o ponto mais emblemático de toda essa situação é que o Paraná fará neste ano sua pior campanha na segundona desde a queda, logo no ano em que esteve por quinze rodadas dentre os classificados.
Fica à diretoria paranista a lição de que com elenco e comando técnico limitados, nada se consegue e, no que tange à renovação do treinador Macuglia, que mesmo com a vitória na última rodada, terá este aproveitamento inferior aos de Ricardo Pinto e Fonseca.

http://www.radioparanaclube.com.br
http://www.bemparana.com.br
http://www.paranautas.com
http://www.bolaredondabrasil.blogspot.com