sábado, 6 de dezembro de 2008

Última rodada do Brasileirão de 2008

Para quem alega que o campeonato brasileiro disputado por pontos corridos não tem emoção, o de 2008 chega à última rodada sem campeão definido (São Paulo e Grêmio podem conquistar o certame) e com algumas “batalhas” a ocorrer, afinal, na rodada derradeira, três equipes brigam por duas vagas na Copa Libertadores de 2009 (Palmeiras, Cruzeiro e Flamengo) e quatro outras (Náutico, Atlético-PR, Vasco e Figueirense) lutam pelo privilégio de permanecer na divisão de elite do futebol nacional na próxima temporada.

Todas as partidas desta trigésima-oitava rodada acontecerão neste domingo, dia sete de dezembro, às dezessete horas.

Também há emoção na disputa pela artilharia do torneio. Com vinte e um gols marcados, Kléber Pereira do Santos está a frente de Keirrison (Coritiba) e Washington (Fluminense), ambos com vinte gols marcados, mesmo número com que Josiel, do Paraná Clube sagrou-se artilheiro em 2007. Ainda concorrem Alex Mineiro do Palmeiras (19 gols) e Guilherme do Cruzeiro (18).

Vamos aos jogos:

O Sport (11º, 49p, 13v), já classificado para a Libertadores de 2009 por ter vencido a Copa do Brasil, enfrentará o Coritiba (8º, 53p, 14v). Aqui, embora ambas equipes apenas “cumpram tabela”, os mandantes pretendem acabar o ano com vitória diante da torcida e, do lado do time paranaense, Keirrisson tem a esperança de ainda conquistar a artilharia.

No Maracanã, o Fluminense (13º, 44p, 11v) lutará para deixar Washington mais uma vez como artilheiro do brasileirão, em partida diante do já rebaixado Ipatinga (20º, 34p, 9v).

No “Bezerrão”, Distrito Federal, palco de um dos mais recentes descalabros com dinheiro público, o Goiás (7º, 53p, 14v) “receberá fora de casa” o São Paulo (1º, 72p, 20v) que, com um simples empate garante não apenas o título de 2008 mas também o tri-consecutivo. Caso o tricolor paulista não consiga um ponto, terá que torcer para que outro tricolor, o porto-alegrense, não vença seu adversário. O site “chance de gol” (www.chancedegol.com.br) dá ao São Paulo 76,6% de chances de título. O São Paulo, caso seja conquiste o título, tornar-se-á o campeão com maior número de empates desde o advento do campeonato por “pontos corridos”.

No Olímpico o Grêmio (2º, 69p, 20v) contará com sua vibrante torcida para buscar superar o Atlético Mineiro (12º, 48p, 12v), já garantido na Copa Sul-americana de 2009. O tricolor gaúcho sagra-se campeão caso vença o “galo” e o São Paulo não marque pontos diante do sempre competitivo Goiás, pelo critério de número de triunfos. Com tais resultados, o Grêmio teria vinte e uma vitórias diante de vinte do concorrente. O site “chance de gol” dá ao Grêmio 23,4% de chances de título.

Na Vila Belmiro o Santos (14º, 44p, 11v) receberá o Náutico (15º, 43p, 11v), ainda matematicamente ameaçado (23,5%, segundo o site “chance de gol”). A partida deverá ser verdadeiro “jogo de compadres”, vez que um empate simples afasta qualquer possibilidade de rebaixamento. Os olhos deverão voltar-se para Kléber Pereira, que deverá confirmar a artilharia do certame.

Na Baixada, em Curitiba, o Atlético Paranaense (16º, 42p, 11v) fará confronto de “rubro-negros” diante do Flamengo (5º, 64p, 18v), em partida que definirá uma das vagas à Libertadores de 2009 e também, um dos relegados à segundona do mesmo ano. Os mandantes disputam a permanência na divisão de elite do futebol national contra Náutico, Figueirense e Vasco enquanto os visitantes disputam a vaga à Libertadores contra Palmeiras e Cruzeiro. O Atlético garante-se na primeira com vitória simples e, caso empate, depende de resultados não positivos de Vasco e Figueirense. O Flamengo só vai à Libertadores caso vença sua partida e se um dos seus concorrentes não conseguir fazer três pontos. O Atlético, Segundo o site “chance de gol” tem 39,0% de chances de ser rebaixado e o Flamengo, 24,6% de chances de ir à próxima Libertadores. Caio Júnior, mesmo conseguindo a vaga, não deverá ser aproveitado pelo Flamengo. Os flamenguistas temem que Caio não consiga a vaga à Libertadores a exemplo do que ocorreu em 2007.

Em São Januário o Vasco (18º, 40p, 11v) de Renato Gaúcho jogará a vida diante de sua torcida para seguir na primeira divisão na próxima temporada e tentará superar o Vitória (10º, 49p, 14v). O Vasco não depende apenas de si. Além de vencer sua partida, precisa torcer para que Figueirense e Atlético-PR não façam o mesmo. O site “chance de gol” dá ao Vasco 65,9% de chances de rebaixamento.

No Orlando Scarpelli o Figueirense (17º, 41p, 10v) enfrentará um elenco “alternativo” do Internacional (6º, 54p, 15v), ainda de Resaca pela conquista da Copa Sul-americana. A situação do “figueira” só não é mais delicada que a do Vasco. Para permanence na primeira divisão a equipe catarinense precisa vencer sua partida e torcer para tropeço de Atlético ou de Náutico. O site “chance de gol” dá ao Figueirense 71,6% de chances de rebaixamento.

No Mineirão o Cruzeiro (4º, 64p, 20v) terá a chance de confirmar sua vaga na Libertadores diante da já rebaixada Portuguesa (19º, 38p, 9v). O Cruzeiro depende apenas de si mesmo para obter tal classificação, tendo, segundo o site “chance de gol”, 87,7% de chances.

No Palestra Itália o Palmeiras (3º, 65p, 19v) depende apenas de si para conquistar a vaga à Libertadores diante do Botafogo (9º, 50p, 14). O time de Wanderley Luxemburgo não logou estar disputando o título com os rivais até a última rodada e os torcedores temem para que ocorra este ano o mesmo que em 2007, sob o comando de Caio Júnior, quando o Palmeiras esteve sempre entre os “classificados” mas perdeu a vaga na última rodada. O site “chance de gol” dá ao Palmeiras 87,7% de chances de ir à Libertadores.

Com esses temperos o Brasileirão chega ao final, cada vez com mais emoção seja em qual parte da tabela for. Ficam enterradas, imagino, quaisquer argumentações dos defensores do sistema de “campeonato com final”.

Já sem Ipatinga e Portuguesa, mais dois rebaixados, os “sobreviventes” de 2008 juntar-se-ão a Corinthians, Avaí, Santo André e Barueri para a disputa do Brasileirão de 2009.

Quais seus palpites? Particularmente acho difícil que o São Paulo consiga perder este campeonato mas não vejo nisso algo tão impossível de ocorrer vez que o Goiás sempre joga com coerência e o Grêmio em casa é muito forte. Sobre a Libertadores, Cruzeiro e Palmeiras devem garantir as respective vagas e, devem juntar-se à Portuguesa e Ipatinga, Vasco e Atlético-PR.

________________________________
Acompanhe também:
http://falandocomastorcidas.blog.terra.com.br
http://bolaredonda.blog.terra.com.br
http://bolaredondabrasil.blogspot.com
http://www.paranautas.com
http://www.radioparanaclube.com.br

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Até Janeiro!

Quando da queda para a segunda divisão, a grande maioria das publicações nacionais, nos seus “guias”, decretava que o Paraná Clube seria uma das equipes favoritas ao regresso à divisão da elite do futebol nacional. Natural, afinal, em 2007 o tricolor paranaense tinha passado da “fase de grupos” da maior competição interclubes do continente.
A previsão não se confirmou e o paranista não deverá guardar boas lembranças da temporada de 2008.

No estadual o tricolor não conseguiu ser um dos finalistas, como fizera em 2006 e em 2007. Na Copa do Brasil foi eliminado de forma melancólica diante do Internacional, com direito a participação direta da arbitragem.

Na segundona não conseguiu acabar uma rodada acima da décima posição, tendo ficado várias rodadas na “zona de rebaixamento”.

Com campanha apenas razoável o tricolor acabou o ano no lamentável décimo-primeiro lugar. Em trinta e oito partidas o Paraná Clube venceu catorze, empatou sete e perdeu dezessete. Por ter marcado quarenta e nove gols e sofrido cinqüenta e quatro, o saldo negativo faz com que o torcedor lembre de dias melhores onde via sua equipe se destacar por defesas sólidas e ataques competentes.

Mas nem tudo está perdido! No segundo turno, a equipe dirigida por Comelli, saiu das últimas posições e teve aproveitamento de pontos de “membro de “G-4”, o que dá esperanças ao apaixonado torcedor para 2009.

Com o elenco de férias até o início do ano, o próximo compromisso oficial do tricolor será na estréia do Paranaense, dia 25.01, as 16hs30, na Vila Capanema, diante do Foz do Iguaçú. Até lá, fica a torcida para que reforços sejam anunciados e que possa o Paraná Clube ao menos apresentar um futebol Competitivo.


Teu destino é vitória!

________________________________
Acompanhe também:
http://falandocomastorcidas.blog.terra.com.br
http://bolaredonda.blog.terra.com.br
http://bolaredondabrasil.blogspot.com
http://www.paranautas.com
http://www.radioparanaclube.com.br