quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Torcer mais do que nunca

Demorou mas o Paraná Clube parece ter engrenado. No returno, é a equipe com segunda melhor campanha, atrás apenas do líder isolado e virtual campeão Corinthians. Até vencer fora de casa o tricolor voltou a fazer, mais do que isso, atualmente o Paraná acumula três vitórias consecutivas.

"Futebol é momento!" Assim deve ser analisado o Paraná Clube, afinal, dos últimos quinze pontos que disputou, o tricolor somou doze. Em 30.09 venceu o Vila Nova por 2 a 0 no Planalto Central (o que encerrou uma série de catorze partidas invictas do time local como mandante); em 26.09 superou o Criciúma por 3 a 1 na Vila capanema, mesmo local onde três dias antes tinha superado o América e, em 16.09 vencera o Bahia por 3 a 0.O único revés tricolor nesse período ocorreu em 20.09 quando foi superado pelo placar mínimo pelo ABC na casa do oponente.

Atualmente com trinta e seis pontos conquistados em vinte e nove partidas, o Paraná Clube parece ter encontrado um padrão de jogo que permite afirmar não mais estar ameaçado de rebaixamento mesmo que os pontos ainda digam que se encontra mais perto do "G-4 de baixo" do que do "G-4 de cima". Apesar disso, pelo que vem conseguindo fazer em campo, o tricolor parece ter mais jogo do que muitas agremiações que hoje disputariam a divisão de elite do futebol nacional.

O site chance de gol (www.chancedegol.com.br) diz que o Paraná Clube tem menos que 0,01% de chances de subir de divisão ainda em 2008, no entanto, o mesmo sítio dá a entender que, se das nove partidas ainda em disputa, o tricolor vencer sete, poderá estar dentre os que conquistarão esse direito no campo, fato que pode ocorrer até porque Vila Nova, Avaí, Barueri, santo andré, Bragantino e Ponte Preta não apresentam padrão de jogo consistente o suficiente para afirmar que não perderão pontos importantes nesta "reta final" de campeonato.

O tricolor, antes rebaixado pelo site "chance de gol" agora vê suas chances de rebaixamento estarem na ordem de 6,5%. Considerando todas as informações, percebe-se que o Paraná Clube depende apenas de si para continuar alimentando o sonho de retornar à Primeira Divisão ainda em 2008, para isso tem que fazer muito do que se viu isoladamente nas últimas partidas.

O elenco tricolor deverá estar bem fisicamente para marcar a saída de bola do oponente desde os primeiros instantes de jogo. Assim, o Paraná sufocou o Vila Nova nos instantes iniciais mas, como tal procedimento exige muito fisicamente dos jogadores, alguns, após algum tempo, começaram a dar espaços, o que, contra um time de melhor qualidade, poderá ser fatal.

O Paraná deverá aproveitar mais as alas do campo. Ricardinho, que demorou a demonstrar seu futebol, parece render mais quando sai em velocidade, puxando contra-ataques o que, com Giuliano e Pimpão, poderá trazer boas surpresas à torcida.

Leonardo, mais do que uma referência na frente, dá qualidade também na transição. O "nove" e Christian, podem ser os maestros de um time com muitos garotos.

Mauro, questionado no início, onde buscava sua melhor forma, passou a ser uma referência de experiência e serenidade, dando segurança a uma zaga que parou de falhar, mesmo assim, a proteção à zaga ainda parece ser o "calcanhar de aquiles", mesmo os números do ataque não sendo tão bons em relação às demais equipes.

Nas últimas cinco partidas, o tricolor marcou dez gols e sofreu três. Como "futebol é momento", e o do Paraná é animador, a torcida ainda pode se surpreender positivamente com a equipe. A lamentar talvez o fato desse "momento" ter vindo tardiamente.


_________________________________
Acompanhe também meu trabalho em:

http://falandocomastorcidas.blog.terra.com.br
http://bolaredonda.blog.terra.com.br
http://bolaredondabrasil.blogspot.com
http://www.futebolpr.com.br
http://www.paranautas.com
http://www.radioparanaclube.com.br

terça-feira, 30 de setembro de 2008

Abre-jogo: Vila Nova x Paraná Clube

Nesta terça-feira, trinta de setembro de 2008, às 20hs30, no Estádio Serra Dourada, o vice-líder da segundona, Vila Nova (2º, 51p), time do artilheiro Túlio Maravilha, enfrentará o Paraná Clube (12º, 33p) em partida que interessa a ambas agremiações.

O jogo terá o comando do carioca Luís Antônio Silva Santos, que será auxiliado pelo conterrâneo Francisco Pereira de Souza e por Ênio Ferreira de Carvalho do Distrito federal. O quarto-árbitro será Antônio Tomaz de Aquino Valadão e o “observador” será Urias Crescente Alves Júnior, ambos locais.

O time paranaense segue sua luta na segundona e, mesmo em décimo-segundo lugar, encontra-se a apenas três pontos da “zona de degola”. Aos mandantes, ainda há esperanças na luta pelo título de sua divisão e uma derrota em casa, diante do Paraná, poderá facilitar ainda mais as coisas para o líder isolado Corinthians.

No primeiro turno as equipes se enfrentaram na Vila Capanema em Curitiba onde empataram sem gols.

Conheça um pouco do oponente do Paraná Clube


O Vila Nova Futebol Clube foi fundado em 29 de julho de 1943, tem como mascote o tigre e recebe do seu patrocinador esportivo (a empresa Finta) o equivalente a R$ 150.000,00 (cento e cinqüenta mil reais) por ano.

Essa agremiação é uma das mais vitoriosas da Região Centro-Oeste, tem um brasileiro da série “C” (em 1996) e já levantou quinze títulos estaduais, o último deles no ano de 2005.

O "raio x" dos times no Brasileirão!

O Vila Nova hoje estaria credenciado a disputar a primeira divisão de 2009 por ocupar a vice-liderança. Com cinqüenta e um pontos, está onze atrás do líder Corinthians e apenas um à frente do terceiro colocado Avaí. Com aproveitamento de 60% dos pontos disputados, a equipe marcou quarenta e cinco gols, tem o artilheiro da divisão, o veterano Túlio Maravilha e sofreu trinta e sete gols.

Analisando as últimas cinco apresentações da equipe, o Vila nova venceu e perdeu por duas oportunidades, tendo empatado uma; ou seja, dos últimos quinze pontos em disputa, conquistou sete, menos que a metade.

Segundo o site "Chance de gol" (www.chancedegol.com.br), o "Tigrão" tem 0,04% de chances de vencer a segundona, 65% de chances de subir à primeira divisão e menos que 0,01% de chances de ser relegado à terceirona.

O Paraná Clube demonstra recente reação mas, das dez partidas que ainda tem a disputar, fará seis fora dos seus domínios, fato não muito alentador para uma equipe que não vem conseguindo fazer bons resultados fora de casa.

Atualmente em décimo-segundo lugar, o tricolor soma trinta e três pontos, um ataque ainda tímido, com trinta e dois gols marcados e uma defesa nada mais do que razoável, com quarenta gols sofridos. Essa é a melhor colocação do tricolor nessa divisão desde seu início e atualmente apresenta 39% de aproveitamento dos pontos disputados, pouco para quem começou a mesma como um dos favoritos.

Ao analisarmos apenas as últimas cinco partidas, o tricolor venceu três, empatou e perdeu uma, ou seja, conquistou dez dos últimos quinze pontos, um considerável aproveitamento que espera manter.

Segundo o site "Chance de gol', a situação do tricolor paranaense segue delicada com menos de 0,01% de chances de subir ainda em 2008 e 19,3% de chances de rebaixamento para a terceirona.

Ainda sobre a partida, o site em tela diz que os mandantes são favoritos com 63,7% de chances de êxito, tendo a igualdade 20,5% de ocorrer e, os visitantes, 15,7% de voltar para Curitiba com os três pontos.

Como foi a semana das equipes e quais as prováveis escalações?

Paraná Clube

Na partida do primeiro turno, Perrô determinou que Gabriel; Ricardo Ehle, Ciro e Daniel Marques; Claudemir, Agenor, Naves, Giuliano, Éverton e Rogerinho; com Gílson à frente, entrassem jogando; desses, apenas Daniel Marques, Agenor e Giuliano deverão começar a partida de logo mais, agora, sob o comando de Comelli.

Tal fato demonstra que o Paraná Clube veio formando seu elenco com a competição em andamento, um dos motivos, talvez, pelo qual ainda esteja sem um padrão de jogo definido.

Comelli tende a repetir a formação da última partida, mesmo com Leandro apto para o jogo. Daniel Marques parece ter conquistado a confiança do treinador e deverá começar a partida.

Leonardo, André Luís e Christian não deverão entrar em campo, todos acusando lesão sendo que o meia sequer viajou para o Planalto Central.

Kleber deverá figurar na meia-cancha, dando suporte a Giuliano (artilheiro da equipe no certame com cinco gols) que deverá municiar os companheiros Éder e Ricardinho.

Vila Nova Futebol Clube

Givanildo Oliveira não parece feliz com as últimas apresentações e agradece a vice-liderança aos tropeços dos concorrentes diretos. Para a partida de logo mais, tentará conter, diante da torcida, o recente ímpeto paranista e assim buscar ao menos, confirmar uma das vagas na primeira divisão de 2009.

Sobre quem começará a partida, Alisson, após ter cumprido suspensão, deverá voltar à equipe, ficando Guilherme no banco.

Sobre os avantes, Pedro Júnior deverá entrar no lugar de Wando, que acusou lesão, formando dupla com Túlio.

Prováveis escalações:

O Paraná de Comelli deverá formar com: Mauro; Murilo, Daniel Marques, Fabrício e Fabinho; Agenor, Pituca, Kléber e Giuliano; Éder e Ricardinho.

O Vila Nova de Givanildo Oliveira deverá entrar com: Max; Osmar, Carlinhos, Luís Carlos e Fernandinho; Heleno, Alisson, Reinaldo e Alex Oliveira; Vando e Túlio Maravilha.

_________________________________
Acompanhe também meu trabalho em:

http://falandocomastorcidas.blog.terra.com.br
http://bolaredonda.blog.terra.com.br
http://bolaredondabrasil.blogspot.com
http://www.futebolpr.com.br
http://www.paranautas.com
http://www.radioparanaclube.com.br

domingo, 28 de setembro de 2008

Análise da "via-crucis" paranista até o final da temporada

Faltando apenas dez rodadas, o tricolor terá que fazer o que não fez até agora, até porque serão seis partidas fora de casa e apenas quatro na Vila Capanema.

O décimo-segundo lugar ocupado pelo Paraná na segundona é sua melhor colocação no torneio até agora. Mesmo assim e ainda que o site chance de gol (www.chancedegol.com.br) diga que tricolor tem apenas 19,3% de chances de cair, o perigo de rebaixamento ainda não está totalmente descartado, vez que, até o vice-lanterna Brasiliense (com 28 pontos) tem chances e, pelos confrontos, depende apenas de si.

A “via-crucis” tricolor é a seguinte:

Em 30.09, o tricolor enfrentará o "vice" Vila Nova no Planalto Central. O time do Artilheiro Túlio não quer perder a chance de ir à primeira divisão e já fez partida disputada na Vila Capanema, quando empatou sem gols com o Paraná.

Em 11.10, o tricolor segue em "viagem" e enfrentará o Juventude no Alfredo Jaconi. O time de Caxias do Sul começou bem o campeonato, começou a cair de produção e depois da saída de Zetti, não conseguiu mais retomar o caminho. Mesmo assim, o alvi-verde é um time perigoso, tendo, inclusive, vencido o tricolor na Vila Capanema no primeiro turno por 2 a 1.

Em 14.10 o tricolor enfrentará o vice-lanterna Brasiliense em casa. O tricolor já superou o adversário no Planalto Central por 2 a 1 e não poderá perder pontos para alguém ameaçado de rebaixamento, caso queira ao menos seguir na segundona.

Em 25.10, o tricolor enfrentará o Barueri “fora” de casa. A equipe paulista sempre esteve na parte de cima da tabela, tem o projeto de disputar a primeira divisão mas, no primeiro turno, fui superado pelo Paraná pelo placar mínimo na Vila Capanema.

Em 01.11 o líder Corinthians receberá o tricolor no Pacambú, prestes a confirmar não somente a volta à primeira divisão mas também o título antecipado. A torcida é para tropeços das equipes mais próximas do "timão" (e o Paraná pode muito bem tirar pontos de Vila Nova e Barueri) de modo que o time da casa já esteja classificado, com a mão no caneco e de "sangue doce" para essa partida. No primeiro turno o virtual campeão da segundona de 2008 venceu o Paraná por 2 a 0 em plena Vila Capanema.

Em 08.11 o São Caetano, velho conhecido, virá à Vila Capanema. Atualmente na "zona do limbo", o "azulão"e não está muito distante da parte de baixo da tabela e, nessa altura, poderá estar desesperado para pontuar, o que faz desse um ogo complicado. No primeiro turno, o time do ABC venceu o Paraná por 3 a 1 nos seus domínios.

Em 11.11 o Gama poderá estar praticamente rebaixado, caso contrário, a tendência é que faça jogo duro no Mané Garrincha. No primeiro turno o time "candango" venceu o tricolor em plena Vila Capanema por 2 a 1.

Em 15.11 a Ponte Preta enfrentará o tricolor no Durival de Britto e Silva. A Ponte esteve sempre na parte de cima da tabela mas a partir da vigésima-quinta rodada perdeu força e por ora, figura distante do "G-4". Mesmo assim é jogo duro. No primeiro turno a Ponte superou o tricolor em Campinas pelo placar de 3 a 1.

Em 22.11 o CRB, virtualmente rebaixado, será o oponente paranista em plena Vila Capanema. Mesmo sendo a equipe com pior aproveitamento de pontos do campeonato, a equipe, no primeiro turno surpreendeu e aplicou uma goleada no Paraná por 3 a 0. Essa partida o tricolor não pode pensar em perder, até por ser o último jogo do tricolor em 2008 diante dos seus torcedores.

Finalizando a temporada o tricolor enfrentará em 29.11, no Bruno José Daniel, a equipe do Santo André, que no primeiro turno venceu os paranaenses em plena Vila Capanema pelo placar mínimo. A equipe do veterano Marcelinho Carioca oscilou bons e maus momentos e sua atual fase, principalmente em casa não é das melhores, fato que pode se alterar em dez rodadas.

A tabela paranista, como vimos, se por um lado é inglória visto que, fora de casa enfrentará times da ponta de cima da tabela (salvo o Gama, para quem não pode perder), do outro, faz com que, na Vila Capanema, apenas a Ponte Preta pareça ser um oponente mais qualificado.

Especialistas dizem que com 45 (quarenta e cinco) pontos um time não cai de divisão e o tricolor, caso vença todas em casa, chega a essa pontuação. Mesmo assim, o time não pode apenas se conformar em vencer "confrontos-diretos" com times também ameaçados de rebaixamento. A diferença de pontos entre o paraná e o primeiro dentro da "zona da degola" é de parcos três pontos e deve o tricolor lembrar que seu ataque não produziu muito (contrariando a tradição paranista de times ofensivos e com artilheiros), sendo esse critério de desempate.

Dessa forma o Paraná Clube desperdiçou a temporada de 2008, na qual poderia ter subido sem muita força. Para 2009 a chance de times como Fluminense, Vasco e Atléticos estarem disputando o torneio é grande e estas últimas partidas poderiam ser utilizadas já para se formar uma base para o próximo ano o que dificilmente ocorrerá, vez que poucos jogadores do atual elenco deverão seguir defendendo o tricolor.



_________________________________
Acompanhe também meu trabalho em:
http://falandocomastorcidas.blog.terra.com.br
http://bolaredonda.blog.terra.com.br
http://bolaredondabrasil.blogspot.com
http://www.futebolpr.com.br
http://www.paranautas.com

Matemática da segundona

Faltando apenas dez rodadas, o tricolor terá que fazer o que não fez até agora, até porque serão seis partidas fora de casa e apenas quatro na Vila Capanema.


O décimo-segundo lugar do Paraná (sua melhor colocação no torneio até agora) não significa que o perigo de rebaixamento esteja descartado, afinal, o vice-lanterna Brasiliense, soma 28 pontos, cinco atrás do tricolor.


O site chance de gol diz que o Paraná tem menos que 0,01% de chances de subir à primeira ainda em 2008 e 19,3% de chances de cair.


A “via-crucis” tricolor faz com que em 30.09 enfrente o vice Vila Nova no Planalto Central; em 11.10 o Juventude “fora”; em 14.10 o Brasiliense em casa; em 25.10, o Barueri “fora”; em 01.11 o líder Corinthians no Pacambú; em 08.11 o São Caetano em casa; em 11.11 o Gama, no Mane Garrincha; em 15.11 a Ponte Preta e em 22.11 o CRB, ambas partidas em casa, finalizando a temporada em 29.11 no Bruno José Daniel diante do Santo André.


A tabela paranista, se por um lado é inglória por, fora de casa, enfrentar times da ponta de cima da tabela (salvo o Gama, para quem não pode perder), do outro, faz com que, na Vila Capanema, tenha apenas a Ponte Preta como time hoje melhor colocado.


Especialistas dizem que com 45 pontos um time não cai de divisão e o tricolor, caso vença todas em casa, chega a essa pontuação.


Mesmo assim, a permanência na segundona apenas demonstra a falta de compromisso com a formação de um time competitivo. O Paraná desperdiçou a temporada de 2008, na qual poderia ter subido sem muita força. Para 2009 a chance de times como Fluminense, Vasco e Atléticos estarem disputando o torneio é grande.


“Noves fora”, quando começará a ser idealizado o planejamento para 2009? Em meados desse ano, como ocorreu em 2008?


Teu destino é vitória!


_________________________________
Acompanhe também meu trabalho em:
http://falandocomastorcidas.blog.terra.com.br
http://bolaredonda.blog.terra.com.br
http://bolaredondabrasil.blogspot.com
http://www.futebolpr.com.br
http://www.paranautas.com
http://www.radioparanaclube.com.br