sábado, 20 de setembro de 2008

Abre-jogo: ABC x Paraná Clube

Logo mais às 16hs deste sábado, no Frasqueirão, em natal, o ABC Futebol Clube (12º, 30p) receberá o Paraná Clube (17º, 27p), em jogo de suma importância para ambas agremiações que lutam para manter-se na segundona.
O comando da partida caberá ao pernambucano Wilson Souza de Mendonça, auxiliado pelos conterrâneos Ubirajara Ferraz Jota e Júlio César Bezerra da Silva. O quarto-árbitro será João Alberto Gomes Duarte e o observador será francisco Armando Falcão Leal, ambos locais. O Paraná Clube enviou ofício à CBF pedindo cuidados sobre a escalação do árbitro que o teria prejudicado em 2007 e já apitado partidas do ABC nesta temporada.
As equipes precisam do resultado para fugir da parte de baixo da tabela e a promessa é de um jogo franco, vez que ambas agremiações tomam esse como um “confronto direto”.
No primeiro turno, em 20 de junho, o tricolor paranaense venceu na Vila Capanema pelo placar mínimo.


Conheça um pouco do próximo oponente do Paraná Clube

O ABC Futebol Clube é forte apenas em seu território, tendo vencido cinqüenta estaduais (o último em 2008), nada além disso. Foi fundado em 29.06.1915, tem como mascote o elefante e recebe dinheiro do governo do estado e da prefeitura para conseguir equilibrar as contas.


O momento dos times no Brasileirão

Os mandantes, nos últimos cinco jogos, venceram e empataram uma partida, tendo perdido três, duas delas nas rodadas próximo-passadas. Com 30 pontos, a equipe mantém percentual de aproveitamento de pontos da ordem de 40%. O ABC marcou trinta e dois gols e sofreu trinta e seis. Está de treinador novo, Arthur Neto assumiu a equipe após a saída de Ferdinando Teixeira (que já venceu seis estaduais pelo clube) que não agüentou a atual seqüência de maus resultados.
O site “chance de gol” lhe confere menos de 0,01% de chance de título, tendo 0,3% de chance de subir ainda em 2008, e, por ora, 7,3% de chances de ser rebaixado.

O Paraná Clube, nas cinco partidas vem demonstrando poder de reação, obtendo três vitórias e um empate; vem de goleada sobre o Bahia (em casa) e pretende explorar o mau momento do adversário.
O tricolor soma vinte e sete pontos, tendo 35% de aproveitamento dos pontos disputados. Segue, por mais uma rodada, sendo o primeiro time dentro da “zona do rebaixamento”.
Com vinte e sete gols marcados o Paraná tem o segundo pior ataque; com trinta e sete sofridos, tem a nona pior defesa.
O site “chance de gol” indica que o Paraná tem menos de 0,01% de chances de subir à primeira divisão, sendo ainda grande (37,7%) a possibilidade de queda para a terceirona.
Para a partida de logo mais, o mesmo sítio indica que os mandantes têm grande favoritismo com 56,4% de chances de vencer, ficando o empate com 24,1% de chances de ocorrer e os visitantes com 19,5% de possibilidade de vitória.


A semana das equipes

Paraná Clube

Comelli, visto no início com algum receio, fez com que o tricolor, mesmo sem apresentar um futebol vistoso, conseguisse alguns resultados e demonstrasse recuperação. Motivado com esse feito, Comelli tende a buscar um resultado positivo fora de casa.
Para a partida algumas mudanças deverão ocorrer. Mauro, recuperado, reassume a camisa “1”, ficando Gabriel no banco; Leonardo, expulso, sai para a entrada de Christiano, que deverá formar a dupla de ataque com Ricardinho, quem desencantou na última partida tendo feito dois gols diante do Bahia.
Na meia-cancha, Gláucio, com dores nos tornozelos, sai para a entrada de Kleber, que ficará encarregado da armação junto com Christian, agora reconhecido por parte da torcida.
O avante Fábio Luís, o “Tanque” treina em separado, não parecendo estar nos planos de Comelli.
André Luís, lateral que ficou por quase um semestre afastado, mesmo tendo feito boa partida (apesar da falta de ritmo) contra o Bahia, poderá ficar no banco, devendo Murilo começar a partida.


ABC Futebol Clube
Nem os títulos anteriores de Ferdinando Teixeira fizeram com que ele seguisse no comando do ABC. Arthur Neto estréia no comando de uma equipe que vem em queda na competição e tentará em casa, dar ânimo novo ao grupo.
Nem bem chegou o novo comando e alguns jogadores foram dispensados: Adelmo e Jean Paraibano não mais atuam pela equipe.
Quem não deverá atuar, mas por outro motivo, é o meia Jean Carioca que, por lesão, cede espaço a Leandro Sena.
Vindo de duas derrotas a equipe de natal busca a recuperação, para isso, já firmou com o volante Éverton, de 24 anos, que veio do Sport.

As prováveis escalações

O Paraná Clube de Comelli deverá formar com: Mauro; Murilo (André Luís), Leandro, Fabrício e Fabinho; Agenor, Pituca, Kléber e Cristian; Ricardinho e Cristiano.

O ABC de Arthur Neto deverá entrar em campo com: Raniere; Luisinho Netto, Paulo César, Márcio Santos e Panda; Alexandre Oliveira, Márcio Hahn, Leandro Sena e Fabiano Gadelha; Ivan e Ronaldo Capixaba.

_________________________________
Acompanhe também meu trabalho em:
http://falandocomastorcidas.blog.terra.com.br
http://bolaredonda.blog.terra.com.br
http://bolaredondabrasil.blogspot.com
http://www.futebolpr.com.br
http://www.paranautas.com
http://www.radioparanaclube.com.br

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Abre-jogo: Paraná Clube x Bahia

As 21hs30, desta terça-feira, o Estádio Durival de Britto e silva, a “Vila Capanema”, presenciará o confronto entre o Paraná Clube (atualmente o 17º colocado com 24 pontos) e o Bahia (em 9º, com 35 pontos). O “duelo de tricolores” em tela é de suma importância para as duas equipes.

O comando da partida caberá ao carioca Gutemberg de Paula Fonseca, que será auxiliado pelos conterrâneos Marcelo Fonseca Duarte e Cláudio José de Oliveira Soares. O quarto-árbitro será José Ricardo Bigaski Stoller e o observador será Gérson Antônio Baluta, ambos locais.

O Bahia pensava, no início da temporada, em retornar à primeira divisão e até ficou na parte de cima da tabela até a virada de turno, a partir de onde, não demonstra a mesma força. O Paraná Clube começou com o mesmo pensamento mas não conseguiu demonstrar competitividade, motivo pelo qual, segue lutando para manter-se na segundona em 2009.

Como curiosidade, a média de torcedores do primeiro turno em casa é maior dos tricolores paranaenses (5.323 torcedores) do que dos baianos (4.178). Fato que prejudica os nordestinos é que não estão podendo mandar suas partidas em casa, em face da inerdiçào no seu estádio, o que lhes tira a força da grande e apaixonada torcida.

No primeiro turno, em 14 de junho, as equipes empataram sem gols no estádio “Jóia da Princesa” em Feira de Santana.

Nas manchetes baianas de antes da partida, o maior destaque era para a baixa temperatura da Capital paranaense.



Conheça um pouco do próximo oponente do Paraná Clube


O Esporte Clube Bahia S/A, perdeu sua maior força para a temporada. Sua torcida não acompanha o clube como outrora, vez que tem seu estádio interditado pela morte de oito pessoas no final do ano passado quando parte da arquibancada cedeu. Tal fato faz com que o tricolor baiano atue como “visitante” mesmo com mando de jogo.

Isso talvez explique a irregular campanha do tricolor baiano, cujos jogadores foram recentemente vítimas da própria torcida que invadiu o treino e agrediu os atletas.

Em 1º de janeiro de 1931 o clube é fundado por ex atletas de um clube de tênis e de uma associação atlética, sendo que o início dessa conversa teria iniciado pelos mesmos em 08.12.30, num encontro casual no cabaré do Jóquei local.

A equipe foi um dos primeiros times de futebol a se transformar em clube-empresa, tem a FIAT como maior patrocinadora e recebe material esportivo da Lotto.



O momento dos times no Brasileirão


Os visitantes, nos últimos cinco jogos, venceram dois e perderam três. Com 35 pontos em vinte e quatro partidas, a equipe soteropolitana mantém um percentual de aproveitamento de pontos da ordem de 48%. O tricolor baiano marcou trinta e quatro gols e sofreu trinta e oito, tendo portanto, defesa mais vasada que a do Paraná Clube, fato que deverá ser inteligentemente explorado por Comelli. O Bahia tem o décimo melhor ataque e a sétima pior defesa.

O site “chance de gol” lhe confere menos de 0,01% de chance de título, tendo 1,6% de chance de subir ainda em 2008, e 0,3% de chances de ser rebaixado.


O Paraná Clube, nas cinco partidas, obteve duas vitórias e derrotas e um empate, este, na última rodada, diante do Ceará, fora de casa, em partida onde os mandantes questionaram a arbitragem pela não marcação de duas penalidades.

O tricolor, em vinte e quatro rodadas soma o mesmo número de pontos, tendo portanto, pífios 33% de aproveitamento dos pontos disputados. Com isso, é o primeiro time dentro da “zona do rebaixamento”, local de onde pretende logo sair para não mais voltar.

Com vinte e quatro gols marcados (um por partida) o Paraná tem o segundo pior ataque de sua divisão e o menos efetivo dentre os hoje rebaixados. Por outro lado, a zaga, que sofreu trinta e sete gols (1,54 por jogo), é a oitava pior da segundona mas, a melhor dentre os que hoje não ficariam nessa divisão.

O site “chance de gol” indica que o Paraná tem menos de 0,01% de chances de subir à primeira divisão, sendo ainda grande (53,1%) a possibilidade de queda para a terceirona.

Para a partida de logo mais, o mesmo sítio indica que os mandantes têm grande favoritismo com 44,0% de chances de vencer, ficando o empate com 24,8% de chances de ocorrer e os visitantes com 31,2% de possibilidade de vitória.

Em caso de vitória do tricolor paranaense, o mesmo irá a 27 pontos e sete vitórias, assim, somente ganhará a posição na tabela de América e Criciúma caso esses não marquem pontos vez que com um empate, potiguares e catarinenses levam vantagem nos critérios de desempate.



A semana das equipes


Paraná Clube

Durante a semana o volante Goiano, há mais de dez anos na equipe, teve seu contrato (que venceria em dezembro de 2008) renovado. O período ainda não fora determinado mas a iniciativa ocorre visando dar segurança ao atleta que desde maio está sem atuar em face de uma lesão no joelho direito, o qual operará em breve.

O meia Kleber, oriundo do Vitória da Conquista, foi apresentado como reforço para o elenco e poderá até começar a partida diante do Bahia. Comelli já escalou antes jogadores “recém-chegados” que nada fizeram nas suas estréias; ponto que deveria ser analisado quando da definição da escalação.

Mauro, arqueiro que goza da confiança de Comelli, sentiu fortes dores na região lombar e poderá sair para a volta de Gabriel, vez que Heves segue treinando à parte, para surpresa da maior parte da torcida que o pede como titular.

Fabrício deverá seguir atuando na zaga, ficando Daniel Marques como opção para formar como titular, vez que, questionado, pode ser preterido pelo treinador. Nesse caso, Luciano deverá começar jogando.

Agenor deverá retornar à meia cancha paranista e deverá fazer companhia a Pituca que, mesmo contestado pela torcida, fez o gol do empate na última partida e por isso, figurou como titular da seleção da última rodada da segundona.

Com Murilo suspenso, Comelli cogita antecipar a volta de André Luiz, fora há seis meses, em virtude de uma lesão no tornozelo direito. Naves, que já atuou improvisado no setor, poderá surpreender e começar jogando. O volante de origem, inexplicavelmente não consegue convencer o treinador (aparentemente um dos poucos fãs do futebol de Rômulo e de Gláucio) a dar uma efetiva oportunidade de se firmar na meia cancha, coisa que já fez para a maioria dos torcedores. Giuliano, de forma também surpreendente, deve sair da equipe para a entrada de Gláucio.

Na frente, certamente atendendo a apelos da torcida, Comelli poderá sacar Ricardinho e devolver a tirularidade a Leonardo, que deverá fazer dupla de ataque com Éder.

As opções de Comelli não vêm agradando a maioria da torcida, mesmo assim, nas últimas quatro partidas, o tricolor venceu duas e empatou uma.


Esporte Clube Bahia S/A


Para a partida o treinador Roberto Cavalo não deverá desfalques por cartão mas, mesmo tendo o DM liberado os “lesionados”, muitos não se encontram aptos para disputar, ainda, os noventa minutos de uma partida.

Elias (meia, artilheiro da equipe com sete gols) recebeu liberação pelo DM mas ainda não foi confirmado. Rafael atuou satisfatoriamente na última partida e poderá ser aproveitado.

Ávine, encarregado pelo flanco esquerdo, foi poupado na segunda-feira e passará por avaliação médica, entrando Adilson caso não seja liberado.

No último treinamento o treinador limitou-se a submeter o grupo a exercícios de “ataque-e-defesa”. Luciano Baiano participou do treino tático mas segue sem condicionamento físico ideal, assim como Fábio. Darci, formado nas categorias de base do Paraná Clube, já treina com bola mas não participa dos coletivos.

Marcelo Ramos também poderá figurar dentre os escolhidos, mesmo assim, Cavalo indica que poderá até repetir a última escalação do tricolor baiano, a qual superou o Criciúma por 2 a 0.



As prováveis escalações


O Paraná Clube de Comelli, não definido, poderá formar com: Mauro (Gabriel); André Luís (Naves), Luciano (Daniel Marques), Fabrício e Fabinho; Agenor (Rômulo), Pituca (Vagner), Gláucio (Kléber) e Cristian; Leonardo e Éder.


O Bahia de Roberto Cavalo deverá entrar em campo com: Fabiano; Rogério Rios, Rogério, Douglas e Ávine; Marcone, Fausto, Elias e Caio; Jones e Paulo Roberto.


_________________________________
Acompanhe também meu trabalho em:

http://falandocomastorcidas.blog.terra.com.br
http://bolaredonda.blog.terra.com.br
http://bolaredondabrasil.blogspot.com
http://www.futebolpr.com.br
http://www.paranautas.com
http://www.radioparanaclube.com.br

A 25a rodada da segundona

A viségima-quinta rodada da segunda divisão do Campeonato Brasileiro de futebol será realizada neste dia 16 de setembro. Vejamos a sitiação de cada clube na tabela, os confrontos, quais as chances de cada um e qual a fase das agremiações.


CRB x Gama

No Rei Pelé em maceió, às 16hs (horário possível em decorrência de feriado local - Emancipação Política de Alagoas), o lanterna CRB (20º, 15p) enfrentará o Gama (14º, 28p). Os locais estréiam novo treinador (em outra desesperada tentativa de fugir do rebaixamento) enquanto o Gama, tenta se distanciar dos ameaçados pelo mesmo fantasma. O CRB, nos últimos cinco jogos, apenas venceu do São Caetano, tendo perdido os demais. O Gama, nesse mesmo período, venceu uma, empatou outra e perdeu três. Para o site “chance de gol”, sobre a partida, apesar da fase, os mandantes tem 46,7% de chances de vitória, o empate aparece com 23,8% e os visitantes tem 19,6% de chances.

Pelo que vêm fazendo ambas equipes, acredito que o Gama seja vitorioso.



Vila Nova x Avaí

No Serra Dourada, em Goiânia, às 21hs45, o Vila Nova (3º, 44p) enfrentará o Avaí (2º, 45p) em partida importante para a definição na parte de cima do certame. O Vila Nova, do artilheiro Túlio, vinha de quatro vitórias seguidas até ser goleado pelo América, em Natal, por 5 x 1. O Avaí, nas últimas cinco partidas, venceu três, perdeu uma e empatou outra. O site “chance de gol” dá à vitória do mandante 41,1% de chances de ocorrer, ao empate, 23,7% e ao visitante, 35,2%, promessa de boa partida.

O Vila Nova de Túlio é forte no Serra Dourada mas o time de Silas vem tendo consistência no certame e pode levar a vitória para Santa Catarina.



Santo André x Barueri

Às 21hs45, no Bruno José Daniel, o Santo André (4º, 43p) enfrentará a equipe do Barueri (5º, 39p). Os visitantes, nas últimas cinco partidas venceram três e perderam duas, enquanto os locais, nesse mesmo período, venceram três, empataram uma e perderam outra. Para o site “chance de gol” os mandantes têm 64,5% de chances, o empate 19,6% e os visitantes com 15,6%.

Apesar dos últimas apresentações, vejo equilíbrio entre as equipes. O empate parece ser o resultado mais lógico.



Ponte Preta x Marília

Às 19hs30, no Moisés Lucarelli em campinas, a Ponte Preta (7º, 37p) receberá o Marília (13º, 29p). Nas últimas partidas o time campineiro apenas venceu uma, tendo empatado e perdido duas partidas. O Marília, no mesmo lapso, venceu e perdeu por duas oportunidades, tendo empatado uma. O site “chance de gol” diz que os mandantes tem 63,6% de chances, o empate 20,6% e os visitantes 15,8%.

Acredito que a Ponte não consiga perder pontos para o Marília em casa; e até porque o Marília é instável e não está muito longe da zona do rebaixamento.



Bragantino x São Caetano

No Marcelo Stéfani, às 19hs30, em Bragança Paulista, o Bragantino (6º, 39p) enfrentará o São Caetano (11º, 32p). O time do “ABC” paulista, nas últimos cinco apresentações, empatou e perdeu por duas oportunidades, vencendo uma vez. O Bragantino, no mesmo período, venceu quatro e perdeu apenas uma. O site “chance de gol” dá aos mandantes 58,4%, ao empate, 24,2% e 17,3% aos visitantes.

Entendo que o Bragantino, com quatro vitórias em seqüência, esteja num melhor momento que o instável São Caetano e deva sair vitorioso.


Criciúma x ABC

Às 19hs30, no Heriberto Hulse, o Criciúma (16º, 26p) enfrentará o ABC (12º, 30p). Os catarinenses perderam três, venceram e empataram por uma oportunidade nas últimas cinco partidas, mesmo retrospecto do que o ABC. O site “chance de gol” dá aos mandantes 43,3%, ao empate, 30,3% e 26,4% aos visitantes.

A igualdade parece ser a tônica da partida, fato comprovado pelo idêntico retrospecto nas últimas cinco apresentações.



Brasiliense x Corinthians

Na “Boca do Jacaré”, às 20hs30, em Taguatinga, o Brasiliense (19º, 23p) receberá o líder Corinthians (1º, 54p) que já se encontra em “contagem regressiva” para o regresso à divisão de elite do futebol nacional. O Brasiliense, apesar da campanha, parece estar numa ascensão vez que venceu três, empatou e perdeu um dos seus últimos cinco confrontos, período em que o virtual campeão do certame não viu outro resultado que não fosse a vitória. O site “chance de gol” dá aos mandantes 21,5%, ao empate, 23,3% e 55,1% aos visitantes.

O “timão” tende a vencer o oponente, mesmo fora de casa, com relativa facilidade.



Fortaleza x Juventude

No Castelão, às 21hs45, o Fortaleza (18º, 23p), enfrentará o Juventude (8p, 35p). O time de Caxias do Sul, que por grande parte da competição figurou dentre os classificados para retornar à primeira divisão, passou a alternar bons e maus resultados e, nas últimas cinco partidas, venceu e perdeu por duas oportunidades, tendo empatado uma. No mesmo período, o Fortaleza venceu uma, tendo perdido quatro em seqüência. O site “chance de gol” dá aos mandantes 55,4%, ao empate, 22,2% e 22,4% aos visitantes.

Mesmo sendo a partida no Castelão, o Juventude, apesar de oscilante, parece ter mais consistência e dificilmente será derrotado pelos mandantes.



América x Ceará

O Machadão, às 21hs45, terá a partida entre o América (15º, 26p) e o Ceará (10º, 34p). Os cearenses, nas últimas cinco partidas, perderam e empataram duas vezes, tendo vencido uma. O América, no mesmo período, perdeu três e venceu duas, sendo que na última rodada, aplicou uma sonora goleada em casa, de 5 x 1 no Vila Nova. O site “chance de gol” dá aos mandantes 41,2%, ao empate, 25,1% e 33,7% aos visitantes.

A lógica indica que o duelo nordestino será difícil tendo o time de Ruy Scarpino alguma vantagem até pelo último resultado.


Paraná Clube x Bahia

Às 20hs30, o Durival de Britto e silva, a Vila Capanema, presenciará o confronto entre o Paraná Clube (17º, 24p) e o Bahia (9º, 35p). Nas últimas cinco partidas pela segundona, enquanto o tricolor paranaense teve duas vitórias e derrotas e um empate, o baiano venceu também duas, mas perdeu em três oportunidades. O site “chance de gol” dá aos mandantes 44,0%, ao empate, 24,8% e 31,2% aos visitantes.

Embora ainda não esteja convencendo o torcedor mais exigente, o Paraná Clube parece estar tentando fugir da incômoda posição que ocupa na tabela e por isso, realmente parece ser o favorito para a partida. Em caso de vitória do tricolor paranaense, o mesmo irá a 27 pontos e sete vitórias, ultrapassando a América e Criciúma na classificação caso esses não marquem pontos.

_________________________________
Acompanhe também meu trabalho em:
http://falandocomastorcidas.blog.terra.com.br/
http://bolaredonda.blog.terra.com.br/
http://bolaredondabrasil.blogspot.com/
http://www.futebolpr.com.br/
http://www.paranautas.com/
http://www.radioparanaclube.com.br

domingo, 14 de setembro de 2008

Torcer, analisar e entender

O Paraná soma vinte e quatro pontos, um por rodada, o que representa apenas 33% de aproveitamento. Até agora, por pontos corridos, quem teve tal desempenho “caiu”.
Entendo mas não aceito como alguns torcedores se afastaram do time, deixando de fazer sua parte mas exigindo, cômoda e convenientemente, que outros o façam.
Compreendo que seja difícil entender algumas escalações, opções e alterações Comellianas mas, se formos lembrar, ninguém concordava com Pintado, Saulo, Kleina, Sandri e Perrô, logo, o problema parece ser quem contrata comandantes também limitados.
Evitarei o “stress” de justificar a possível opção de se improvisar Naves na lateral direita mas, como isso contestar se Naves, nesse setor, fez gol e foi para a seleção da rodada de um conhecido site de futebol? Naves é, no elenco, o volante de quem a torcida menos desconfia.
Analisemos a tabela. Com desempenho sofrível, o tricolor tem o pior ataque dos hoje rebaixados: um por jogo. Número até louvável se a defesa não tivesse sofrido 1,54 gol por partida, o que, com 37 gols sofridos, faz com que seja a melhor do “G-4 de baixo”.
Ainda faltam 14 partidas e o Paraná não jogou no returno contra Gama, América, Criciúma, Brasiliense, CRB (de quem não pode pensar em perder pontos); tendo, ao menos, vencido Fortaleza e Marília. Contra esses times o tricolor disputa sua permanência na segundona e, o que puder somar sem perder partidas em casa, anulará os tropeços do primeiro turno.


Teu destino é Vitória!
_________________________________
Acompanhe também meu trabalho em:
http://www.radioparanaclube.com.br