sábado, 17 de maio de 2008

Confronto de tricolores de primeira

Neste sábado, 17 de maio de 2008, às 16hs, o Castelão, em Fortaleza, será palco para o duelo entre dois tricolores acostumados a se encontrar pela elite do futebol nacional. O mandante Fortaleza, que em três dos últimos cinco anos esteve na primeira divisão, receberá, diante de um grande público o Paraná Clube, que desde 1992 participa junto com os principais times do país, numa festa azul, branca e vermelha.

Dentro de campo, porém, as coisas não são tão festivas, principalmente para o visitante que começou mal a competição, tendo perdido em Curitiba, pelo placar mínimo para o Avaí de Santa Catarina. O mandante, por outro lado, tem um ponto na competição, conquistado num empate em 1 a 1 diante do tradicional Bahia na casa do adversário e assim, estréia, logo mais diante dos seus fãs.

Para o time do sul do país a semana não foi das melhores. Notícias e especulações sobre a saída de Giuliano (revelação paranista e atleta das seleções nacionais de base), que poderá estar de mudanças para o Palmeiras de São Paulo, foram veiculadas por alguns meios de comunicação, entre eles a agência Terra.

Daniel Marques, zagueiro tricolor, foi suspenso em face das declarações dadas sobre a desastrosa atuação de Wagner Tardelli na segunda partida entre Paraná Clube e Internacional, pela Copa do Brasil. Com o desfalque, o zagueiro Marcelo Ramos terá a oportunidade de estrear pelo tricolor de Curitiba.

O volante Agenor, vindo do Brasiliense para o time paranista, tampouco terá condições de jogo em face de uma liminar obtida por seu ex-time. Para o local o volante Diego, de apenas 18 anos e que sequer estava treinando com os profissionais há semanas atrás, poderá ganhar uma oportunidade entre os 11 que começarão a partida.

Paulo Afonso Bonamigo, técnico tricolor, terá, por outro lado, à disposição, o atacante Marcelinho (cujo nome já "apareceu" no BID), Ângelo (cujo segundo jogo de punição foi revertido pelo pagamento de cestas básicas) e a eterna incógnita Joélson. Para as próximas partidas o treinador paranista poderá contar com o novo reforço, o zagueiro Danilo Silva, de 21 anos, vindo do Guarani.

Fábio Luiz, o "tanque", parecia ter perdido a posição diante do melhor rendimento de Clênio na última partida, no entanto, foi prestigiado durante a semana e deverá iniciar a partida entre os titulares.

Os mandantes estão com menos problemas para a formação do time que iniciará a partida, tendo apenas, como desfalque o zagueiro Juninho, expulso na estréia. Heriberto da Cunha, o treinador do Fortaleza, apesar disso, faz certo mistério e não demonstra qual a escalação do seu time para a partida, no entanto, para essa vaga o volante Leandro ou o meia Júnior Cearense poderão aparecer; dessa forma, o volante Erandir deverá atuar improvisado na zaga.

Heriberto anunciou para a imprensa local que seu time deverá ter forte marcação, sem dar espaços ao Paraná Clube e assim, atuar com personalidade e atitude para vencer diante da sua torcida, já prevendo equilíbrio entre as equipes. No entento, o treinador preocupa-se com a idade média avançada da sua meia-cancha que poderá dar à jovialidade do tricolor do sul, vantagem, principalmente na segunda etapa.

A partida será transmitida pela Rede Globo e poderá também ser acompanhada pelos internautas através do site www.radioparanaclube.com.br.

Apita a partida o juiz Luiz Flávio de Oliveira (SP), o qual será auxiliado por José da Silva Sobrinho e Eduardo Lincoln Neves, estes últimos do Rio Grande do Norte.

A provável escalação do Fortaleza, dirigido por Heriberto da Cunha, será: Tiago Cardoso; Vitor, Erandir e Preto; Simão, Dude, Júnior Cearense, Paulo Isidoro e Márcio Azevedo; Tailson e Rômulo.

A provável escalação do Paraná Clube, dirigido por Paulo Afonso Bonamigo, será: Fabiano Heves; Marcelo Ramos, João Paulo e Luiz Henrique; Angelo, Diego (Naves), Léo, Giuliano e Éverton; Fábio Luis e Joelson.

_________________________________
Acompanhe também meu trabalho em:
http://falandocomastorcidas.blog.terra.com.br
http://bolaredonda.blog.terra.com.br
http://bolaredondabrasil.blogspot.com
http://www.futebolpr.com.br
http://www.paranautas.com
http://www.radioparanaclube.com.br

domingo, 11 de maio de 2008

Considerações diversas

Jogar fora

A expressão “jogar fora”, no futebol, importa em atuar na “casa” do adversário, longe de seus domínios, de sua torcida, também dito quando se descarta algo.

O Paraná, na primeira rodada, “jogou fora” pontos importantíssimos, e assim, “jogará fora” suas duas próximas partidas diante de Fortaleza e Marília.

Bonamigo mostrou que tem mais capacidade que Saulo e com o mesmo elenco, levou o tricolor à semi-final do estadual, só saindo da Copa do Brasil graças ao Tardelli; mesmo assim, não consegue dar ao time um padrão de jogo convincente.

Bona peca nas alterações pela limitação do elenco e também pela necessidade em “inventar”, em encontrar, “na tentativa e erro”, e não criteriosamente, a fórmula para bem atuar.

Para que o Paraná não “jogue fora” o aprendizado de disputar a segundona e a temporada de 2008, devem os responsáveis apresentar ao torcedor um elenco competitivo e cobrar resultados e atos coerentes do seu treinador mas, como cobrar se as condições para tal não são suficientemente fornecidas?


Feijão com arroz

Na vida, só crescemos com dedicação, discplina, repetição, comprometimento e trabalho. Se fizermos o que sabemos, TEMOS que fazer, nunca teremos problemas. O futebol é um “espelho” da vida, quem não fizer o que deve, pagará o preço.

O Paraná de 2008 paga a conta do mau planejamento e teimosias de 2007 e, com carências no elenco e morosidade dos diretamente responsáveis, não dá a devida atenção ao que pode ocorrer nesta temporada e, caso assim siga, uma hora a conta será paga.

Com jogadores adequados à cada função, com treinamento e comprometimento com a meta de retornar à divisão de elite, o tricolor poderá retornar a divisão de elite em 2009 mas talvez, a opção por se começar um campeonato sem um time e padrão definidos tenha um custo alto.


FORÇA TRICOLOR!

_________________________________
Acompanhe também meu trabalho em:
http://falandocomastorcidas.blog.terra.com.br
http://bolaredonda.blog.terra.com.br
http://bolaredondabrasil.blogspot.com
http://www.futebolpr.com.br
http://www.paranautas.com
http://www.radioparanaclube.com.br