terça-feira, 14 de outubro de 2008

Abre-jogo: Paraná Clube x Brasiliense

Nesta terça-feira, dia catorze de outubro de 2008, às 20hs30, no Estádio Durival de Brito e Silva, o time local, receberá o Brasiliense em partida válida pela trigésima-primeira rodada da "segundona".
Pelo primeiro turno, o tricolor paranaense trouxe uma vitória por 2 a 1 do Planalto Central. A partida terá o comando do carioca Adriano Pereira Machado, que será auxiliado pelos seus conterrâneos Marcelo Fonseca Duarte e Cláudio José de Oliveira Soares. O quarto-árbitro será Antônio Valdir dos Santos e o “observador” será Gérson Antônio Baluta, ambos da Federação local.
Ambas equipes encontraram seu melhor momento no segundo turno do certame e estão em aparente ascensão. A partida de logo mais é, exatamente por isso, importantíssima para ambas vez que ainda não estão totalmente livres do fantasma de um possível rebaixamento.


Conheça um pouco do oponente do Paraná Clube
O Brasiliense Futebol Clube de Taguatinga foi fundado em 1º de agosto de 2000, tem como mascote o jacaré e seu patrocinador esportivo é a Champs.
Apesar do pouco tempo de existência, a equipe tem certa projeção regional e principalmente estadual. Em oito anos já conquistou um Brasileiro da série "B" em 2004, um da série "C" em 2002 e cinco estaduais (2004 a 2008).
O time conta com vários veteranos, que buscam emprestar um pouco de experiência a jogadores mais novos, no entanto, essa fórmula, pela atual classificação do time, parece não estar dando certo, apesar dos últimos resultados da equipe.


O "raio x" dos times no Brasileirão!
O Brasiliense do segundo turno é um time diferente daquele que começou a competição. Nas últimas cinco partidas venceu três, empatou e perdeu uma, vindo de belo resultado na última rodada (6 a 3 diante do lanterna CRB em casa).
Atualmente a equipe ocupa a décima-sexta posição com 34 pontos e nove vitórias, apresentando aproveitamento de 37% dos pontos disputados.
Segundo o site "Chance de gol" (www.chancedegol.com.br), o time do planalto central tem menos que 0,01% de chances de subir à primeira divisão e 21,2% de chances de ser rebaixado.

O Paraná Clube vem de empate em 1 a 1 em Caxias do Sul diante do Juventude mas, tem campanha idêntica à do oponente de logo mais, caso consideremos apenas as últimas cinco partidas (3v, 1e, 1d). Com 41% de aproveitamento dos pontos disputados, o tricolor soma 37 pontos e dez vitórias.
Segundo o site "Chance de gol' o tricolor tem menos que 0,01% de chances de retornar à primeira divisão ainda em 2008, e 6,0% de chances de ser rebaixado.

Sobre a partida de logo mais (entre equipes que não mais podem ser campeãs do certame), o aludido site apresentou as possibilidades de resultado e, dentro de seus critérios, tem o mandante 52,6% de chances de vitória, figurando o empate com 23% de chances de ocorrer e, os visitantes com 24,5% de êxito.


Como foi a semana das equipes e quais as prováveis escalações?

Paraná Clube
Comelli foi suspenso por quarenta e cinco dias pelo STJD em face de ter ofendido moralmente o árbitro da partida entre o tricolor e o América. O treinador apenas retornará ao banco na última partida do tricolor no certame, diante do Santo André.
Para a partida de logo mais, o defensor Fabrício deverá voltar à equipe, fazendo dupla com Daniel Marques. Rômulo deverá aparecer como opção para entrar na segunda etapa, retornando ao banco tricolor.
No ataque, Pimpão poderá ir a campo e assim fazer dupla de avantes com Ricardinho, Éder, no entanto, ainda aparece como opção e pode começar jogando.


Brasiliense Futebol Clube de Taguatinga
O Brasiliense vem motivado e pretende devolver a derrota sofrida em casa. Para a partida, Coquinho, lesionado, não fará a proteção à zaga, o que ficará a cargo de Bidú ou Jardel.
Uma das dúvidas reside na meia-cancha, irregular, Marcinho poderá ser sacado para que Adrianinho tenha uma oportunidade.
Jóbson, esperança de gols da equipe, formará dupla de frente com Diogo, o que representará perigo para a defesa tricolor.


Prováveis escalações:
O Paraná do suspenso Comelli deverá formar com: Mauro; Murilo, Daniel Marques, Fabrício e Fabinho; Agenor, Pituca, Kléber e Giuliano; Ricardinho e Éder (Pimpão), um time bem diferente daquele comandado por Perrô que, no primeiro turno venceu fora, escalado com Gabriel; Ricardo Ehle (João Paulo), Ciro e Luciano; Claudemir (Murilo), Agenor, Naves, Éverton, Giuliano e Rogerinho; Fábio Luis.

O Brasiliense de Reinaldo Gueldini deverá entrar com: Guto; Patrick, Ailson, Fábio Braz e Edinho; Jardel, Juninho, Marcinho e Iranildo; Diogo e Jóbson; e, a exemplo do que ocorreu com o tricolor, manterá apenas alguns nomes daquele time de Vitor Hugo no primeiro turno, como Guto; Fábio Braz, Juninho, Iranildo e Jóbson.

_________________________________
Acompanhe também meu trabalho em:
http://falandocomastorcidas.blog.terra.com.br
http://bolaredonda.blog.terra.com.br
http://bolaredondabrasil.blogspot.com
http://www.futebolpr.com.br
http://www.paranautas.com
http://www.radioparanaclube.com.br

domingo, 12 de outubro de 2008

Oito rodadas

Ainda existem vinte e quatro pontos em disputa para o final da competição e o tricolor, em décimo-segundo lugar, está a catorze pontos e a seis vitórias do último classificado no “G-4”, o Barueri.

Isso indica que subir para a primeira divisão ainda em 2008 é mais do que um sonho, é delírio que, se incorporado por muitos, pode tirar a atenção e os cuidados para o fato de que o Paraná Clube está apenas a quatro pontos (e uma vitória) à frente do primeiro rebaixado para a terceirona, que hoje seria o Criciúma.

Comelli, que poderá ser suspenso por dois meses e com isso, não mais ficar no banco liderando a equipe, tem a oportunidade de evitar o que seria uma catástrofe para os tricolores mas para isso, precisa fazer o “feijão-com-arroz”, sem deixar de ousar mas também, sem extrapolar nas invencionices e extravagâncias.

Poucos times na segundona apresentam um padrão de jogo e o tricolor vem conseguindo manter uma seqüência, sendo que, nas últimas seis partidas, venceu quatro, perdeu e empatou numa oportunidade.

No futebol o “se” não existe, não faz gols nem entra para a história mas, caso o tricolor mantivesse o padrão das últimas seis partidas por toda a temporada, estaria com 72,22% de aproveitamento dos pontos disputados, percentual de campeão, acima até do Corinthians que por ora detém 71%.

Nessas oito rodadas o Paraná poderá demonstrar ao seu torcedor se terá atuações do time “de primeira” que é ou se em 2009 irá ter as mesmas dificuldades. Para o próximo paranaense a equipe será montada às pressas ou terá um planejamento já visando a segundona?


Teu destino é vitória!


_________________________________
Acompanhe também meu trabalho em:

http://falandocomastorcidas.blog.terra.com.br
http://bolaredonda.blog.terra.com.br
http://bolaredondabrasil.blogspot.com
http://www.futebolpr.com.br
http://www.paranautas.com
http://www.radioparanaclube.com.br