sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Abre-jogo: Paraná Clube x Criciúma

Logo mais às 20hs30 desta sexta-feira, no Estádio Durival de Britto e Silva, a Vila Capanema, o Paraná Clube (15º, 30p) e o Criciúma Esporte Clube (14º, 30p), irão se enfrentar numa partida que pode definir, ao final da temporada, quem cai, quem segue na segundona ou mesmo se ambos morrerão abraçados.
As duas equipes tem o mesmo número de pontos (assim como Fortaleza e Marília) e, se por um lado estão a três pontos do décimo-segundo (ABC, em franca queda, com 33 pontos), estão apenas um ponto à frente do Gama (17º, com 29 pontos), a primeira equipe dentro da zona do rebaixamento, sendo que o vice-lanterna Brasiliense, está a apenas três ponto de ambas e, entre essas, figura o América (18º, 28 pontos).
A segundona de 2008 será lembrada pelo Corinthians ter sido campeão sem ser incomodado e pela luta árdua na parte de baixo.
O comando da partida caberá a Almir Belarmino Caetano, de Rondônia, que será auxiliado pela conterrânea Márcia Bezerra Lopes Caetano e pelo paulista Anderson José de Moraes Coelho. O quarto-árbitro será Sandro Schmidt e o observador será Afonso Vítor de Oliveira, ambos locais.
Pelo primeiro turno, em Criciúma, o tricolor superou o oponente por sonoros 3 a 0.


Conheça um pouco do próximo oponente do Paraná Clube

O Criciúma Esporte Clube tem oito títulos estaduais (o último em 1998), uma Copa do Brasil em 1991, um brasileiro da Série “B” em 2002, um da “C” em 2006 e uma Copa Santa Catarina em 1993.
Fundado em 13.05.1947, a equipe tem como mascote o tigre. Recebe material esportivo da empresa Penalty, que nada paga pelas 6.500 peças que fornece ao clube.


O momento dos times no Brasileirão

Os mandantes, nos últimos cinco jogos, venceram e perderam duas partidas, tendo empatado apenas uma. Com 30 pontos, fora, mas ainda próximo da zona do rebaixamento, o tricolor espera em casa repetir o belo resultado que conseguiu em Santa Catarina.
A equipe tem percentual de aproveitamento de pontos da ordem de 37%, marcou vinte e nove gols e sofreu trinta e nove.
O site “chance de gol” confere ao tricolor menos de 0,01% de chance de subir ainda em 2008, e, por ora, 28,6% de chances de ser rebaixado.

O Criciúma demonstra muita igualdade com o tricolor até nos números. Ambas equipes têm a mesma pontuação, o mesmo percentual de aproveitamento de pontos e, nas últimas cinco tiveram os mesmos resultados (duas vitórias, duas derrotas e um empate). A equipe marcou trinta e cinco e sofreu trinta e três gols.
O site “chance de gol” indica que o time catarinense tem menos de 0,01% de chances de subir à primeira divisão, sendo ainda grande (51,9%) a possibilidade de queda para a terceirona.

Desde 1991, os dois times já se enfrentaram por dezoito oportunidades, nessas, os tricolores de curitiba saíram vitoriosos dez vezes; ocorreram dois empates e seis vitórias dos “tigres”. Dos trinta e cinco gols marcados nesse confronto, o Paraná foi às redes dezenove vezes, tendo sofrido dezesseis. Para a partida de logo mais, o mesmo sítio indica que os mandantes são favoritos com 53,9% de chances de vencer, ficando o empate com 29,2% de chances de ocorrer e os visitantes com 16,9% de possibilidade de vitória.


A semana das equipes

Paraná Clube
Após a heróica vitória sobre o América na última rodada, Comelli deverá formar sua equipe de uma forma mais consistente, mantendo Giuliano entre os titulares.
Leandro, expulso, dá lugar a Daniel Marques que ao lado do competente Fabrício, formará a dupla de zaga tricolor. Mauro, com prestígio junto ao treinador, segue como titular.
Murilo, que participou bem da virada paranista frente o América, deverá começar pelo lado direito, deixando André Luís como opção.
Pituca, que volta a ter condições de jogo após cumprir suspensão, fica como dúvida, podendo Kleber começar a partida mais atrás, ajudando na proteção à zaga.


Criciúma Esporte Clube
Paulo Campos ainda procura um padrão de jogo para a equipe. O atacante veterano Jardel ainda não conseguiu corresponder às expectativas da sua contratação mas segue emprestando experiência ao elenco.
A única possível alteração no time do Criciúma, é o ingresso do volante Basílio (que cumpriu suspensão) no lugar de rafael Coutinho.


As prováveis escalações

O Paraná Clube de Comelli deverá formar com: Mauro; Murilo, Daniel Marques, Fabrício e Fabinho; Agenor, Pituca (Kléber), Cristian e Giuliano; Ricardinho e Éder.

O Criciúma de Paulo Campos deverá entrar em campo com: Vinícius; Patric, Wescley, Éverton e Mateus; Basílio, Coutinho, Canindé e Luís Mário; Luciano Bebê e Jardel.

_________________________________
Acompanhe também meu trabalho em:
http://falandocomastorcidas.blog.terra.com.br
http://bolaredonda.blog.terra.com.br
http://bolaredondabrasil.blogspot.com
http://www.futebolpr.com.br
http://www.paranautas.com
http://www.radioparanaclube.com.br

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Abre-jogo: Paraná Clube x América

Logo mais às 19hs30 desta terça-feira, no Estádio Durival de Britto e Silva, a Vila Capanema, teremos o confronto entre o Paraná Clube (19º, 27p) e o América Futebol Clube (16º, 28p), em jogo de suma importância para ambas agremiações que lutam para manter-se na segundona.

O América não dá boas lembranças ao tricolor paranaense, em 2007, ano em que conseguiu a pior campanha dentre todas na história dos pontos corridos, enfrentou o rival de Curitiba e o superou nos dois turnos, o que auxiliou no rebaixamento do mesmo. Neste ano, pelo primeiro turno, em Natal, o “mecão” seguiu a sina e superou o oponente pelo placar de 3 a 2.

O comando da partida caberá ao carioca pabro dos Santos Alves, que será auxiliado pelos catarinenses Carlos Berkenbrock e Alcides Zawaski Pazetto. O quarto-árbitro será Nilo Neves de Souza Júnior e o observador será Afonso Vítor de Oliveira, ambos locais.

Conheça um pouco do próximo oponente do Paraná Clube

O Amárica Futebol Clube tem trinta e oito títulos estaduais (o último em 2003), e uma Copa do Nordeste em 2998. Foi fundado em 14.07.1915, tem como mascote o dragão. É patrocinado pela Incor, Carnatal e pelos Cavaleiros do Forró. Recebe material esportivo da empresa Pró-X.

O momento dos times no Brasileirão

Os mandantes, nos últimos cinco jogos, venceram e empataram duas partidas, tendo perdido apenas uma. Com 27 pontos, embora na vice-lanterna, o tricolor paranaense está a apenas dois pontos do 13º colocado, o Criciúma e joga suas fichas para, em casa, buscar sair da incômoda posição que ocupa na tabela.

A equipe mantém percentual de aproveitamento de pontos da ordem de 34%, marcou vinte e sete gols e sofreu trinta e oito.

O site “chance de gol” confere ao tricolor menos de 0,01% de chance de subir ainda em 2008, e, por ora, 44,9% de chances de ser rebaixado.

O América, nas últimas cinco partidas perdeu e empatou duas tendo vencido uma, com isso, soma 28 pontos e tem 35% de aproveitamento dos pontos disputados. A equipe marcou trinta e sofreu trinta e seis gols.

O site “chance de gol” indica que o time de natal tem menos de 0,01% de chances de subir à primeira divisão, sendo ainda grande (44,8%) a possibilidade de queda para a terceirona.

Para a partida de logo mais, o mesmo sítio indica que os mandantes, apesar do histórico, têm grande favoritismo com 51,7% de chances de vencer, ficando o empate com 26,7% de chances de ocorrer e os visitantes com 21,5% de possibilidade de vitória.

A semana das equipes

Paraná Clube

Após uma lamentável apresentação na última rodada, Comelli buscará dar à equipe a serenidade que pareceu faltar quando a mesma deveria ter administrado a partida, fato que conseguiu, mesmo levando “sufoco”, até os 41’ da etapa complementar, quando cedeu o gol ao ABC.

Leonardo volta a equipe e deverá comandar o ataque tricolor. André Luiz, que para muitos falhou no gol mencionado acima, entrará no lugar de Murilo. Pituca e Ricardinho, de fora por terem tomado o terceiro cartão amarelo, cederão lugar para Rômulo e Éder.

Mauro, questionado, segue com a “número 1” e goza da confiança do treinador.

América Futebol Clube

Apesar da fase, do lado do América as coisas parecem estar melhorando. Scarpino não deverá fazer nenhuma alteração, mantendo a mesma base com a qual vinha atuando, confirmando seu padrão de jogo, o qual permitiu que a equipe, por ora não figurasse dentre os rebaixados, o que certamente ocorrerá, no entanto, em caso de derrota na Vila Capanema.


As prováveis escalações


O Paraná Clube de Comelli deverá formar com: Mauro; André Luiz, Leandro, Fabrício e Fabinho; Agenor, Rômulo, Kléber e Cristian; Leonardo e Éder.


O América de Ruy Scarpino deverá entrar em campo com: Fabiano; Maizena, Robson, Adalberto e Vandinho; Júlio Terceiro, Maranhão, Saulo e Souza; Cascata e Max.

_________________________________
Acompanhe também meu trabalho em:

http://falandocomastorcidas.blog.terra.com.br
http://bolaredonda.blog.terra.com.br
http://bolaredondabrasil.blogspot.com
http://www.futebolpr.com.br
http://www.paranautas.com

http://www.radioparanaclube.com.br

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Como será o amanhã?

O Paraná vai se manter na segundona em 2008 mais pela incompetência das outras agremiações do que por próprios méritos.
De alguns anos para cá, o tricolor sempre desmanchou times e torceu para a sorte compensar a falta de planejamento. Em 2006 foi à Libertadores num momento de transição do futebol nacional.
Agora, por pontos corridos, com a base desfeita, remanejada ou terceirizada, com poucos atletas próprios, sem a cota televisiva mas com a mesma política, como será 2009? Como arranjar dinheiro para contratar? E as parcerias, são escolhidas por conveniência ou de forma responsável? O calote dado pelo Flamengo, veiculado pela imprensa, ocorreu após o Blumenau ter feito a mesma coisa. Quem garante que existe responsabilidade nos atos diretivos quando fatos similares demonstram a falta de zelo preventivo? Com os chineses se busca crescimento, dinheiro imediato ou o quê?!
Comprovado está de que não existe um trabalho, um “norte”, um plano diretor. Com empréstimos, o tricolor vai remediando suas falhas e compensando a falta de preparação. Pior será ver que a manutenção na segundona será comemorada e tida como plataforma de quem já rebaixou o time.
Com poucas opções “negociáveis”, como arranjar dinheiro para ter um elenco competitivo em 2009? E hoje, com atletas próprios, pode o tricolor montar onze titulares, cada qual em sua posição original?
A preocupação ao final da temporada é a de se salvar a mesma e não será surpresa se em 2009 a tônica for similar.
Um treinador competente coom tempo, planejamento, condições e jogadores próprios desenvolvidos e criados na entidade, parecem ser o caminho do tricolor, o que não ocorrerá enquanto imediatistas venderem percentuais de jogadores para tapar buracos que eles mesmos permitiram existir.

TEU DESTINO É VITÓRIA, VITÓRIA!

_________________________________
Acompanhe também meu trabalho em:
http://falandocomastorcidas.blog.terra.com.br
http://bolaredonda.blog.terra.com.br
http://bolaredondabrasil.blogspot.com
http://www.futebolpr.com.br
http://www.paranautas.com
http://www.radioparanaclube.com.br