segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Início de temporada dos times da Capital

Farei aqui um breve relato do início de temporada dos três grandes times do estado do Paraná.

Atlético: O Rubro-negro é líder mais-que-isolado com 24 pontos em oito partidas e, caso consideremos os mais importantes campeonatos estaduais nacionais, é o único time com 100% de aproveitamento dos pontos disputados.

O Atlético tem o melhor ataque do paranaense com 20 gols e também é o dono da melhor defesa desse certame, tendo apenas sofrido 4 gols, tendo, portanto, 16 gols de saldo.

A força do rubro-negro parece ser a baixada, afinal, no brasileirão de 2007, desde que a diretoria baixou o preço dos ingressos, os atleticanos viram seu time ser o melhor mandante do segundo turno do nacional e, por ora, Ney Franco faz valer a máxima de que o equilíbrio é a melhor arma, tendo seu time, como dissemos, o melhor ataque e a melhor defesa. No entanto, a partida com o Paraná Clube, que não está bem, demonstrou que o time tem pontos fracos.

Paraná Clube: O tricolor da Vila Capanema está atualmente fora do grupo dos classificados à fase seguinte do seu estadual. Em oito rodadas, o Paraná Clube somou parcos nove pontos tendo, em sua campanha, duas vitórias, três empates e três derrotas. Com míseros 37% de aproveitamento dos pontos disputados, o Paraná Clube (que apenas recentemente voltou a vencer fora de casa, frente o modesto Cascavel - a última vitória longe da Vila Capanema foi sobre o Flamengo em Uberlândia, no Parque do Sabiá pelo Brasileirão de 2007) fez apenas 11 gols, tendo o décimo ataque entre 16 times.

O tricolor sofreu 10 gols (mais que um por jogo), e por isso, detém a sexta defesa do certame com 1,25 gols "sofridos" por jogo, pouco para um time que deveria estar lutando para defender seu orgulho, afinal, dos "grandes" no seu estado, é o único a participar de duas finais seguidas, e deveria estar buscando montar um time competitivo para retornar à divisão de elite do futebol nacional, o que não parece estar ocorrendo, afinal, por enquanto, o saldo tricolor é de apenas um gol positivo, tendo enfrentado vários times sofríveis.


Coritiba: O time do "Alto da Glória", anda apresentando-se de forma aquém do que dele se imaginava.

O time de Dorival Jr., em face do baixíssimo nível dos competidores está em terceiro lugar, com 16 pontos e 66% de aproveitamento dos pontos disputados. O Coxa tem 12 gols marcados, sendo o nono ataque de um campeonato de 16 times.

No quesito defesa, o coxa é a quarta defesa tendo sofrido sete gols em oito partidas disputadas, portanto, apresenta um saldo de cinco gols.

Quem vê o "coxa" no alto da tabela não imagina que seu futebol esteja tão ruim assim. O time é fraco, Dorival Jr., inventa em demasia; às vezes demonstra-se perdido quanto à escalação e no que tange ao posicionamento tático.

Os responsáveis pela armação de jogadas alvi-verdes não estão em boa fase: Marlos está cada vez mais individualista e Pedro Ken demonstra que não é o jogador que alguns ufanistas imaginavam que fosse.

As coisas precisam ser levadas com mais seriedade nas bandas do Alto da Glória, também na Vila Capanema e, nas bandas do Atlético, apesar da campanha, reforços para algumas posições seriam bem-vindos.


Próxima rodada do Paranaense:

Dia 09.02 teremos às 16hs, no Janguito Malucelli a partida entre J. Malucelli x Toledo e, às 18hs15, no Durival de Britto e Silva, a famosa Vila Capanema, palco de dois jogos da Copa do Mundo em 1950, o clássico entre Paraná Clube x Coritiba.

No dia 10.02 às 16hs na Arena da Baixada veremos Atlético x Londrina; no Fernando Charbub Farah, o "Caranguejão", haverá o confronto entre Rio Branco x Iraty; no Waldemiro Wagner teremos Paranavaí x Iguaçu; no Willie Davids enfrentar-se-ão Adap/Galo x Cianorte; no Municipal do Pinhão jogarão Real Brasil x Engenheiro Beltrão e, o Olímpico testemunhará a partida entre Cascavel x Portuguesa.

__________________________________
Acompanhe também meu trabalho em:
http://falandocomastorcidas.blog.terra.com.br
http://bolaredonda.blog.terra.com.br
http://bolaredondabrasil.blogspot.com/
http://www.futebolpr.com.br
http://www.paranautas.com
http://www.cadeiaweb.com.br

domingo, 3 de fevereiro de 2008

Reiteradas teimosias

Para mim uma fase de pontos corridos denota na verdade um campeonato de pontos perdidos, vencendo ao final, aquele que melhor administra sua participação, fazendo valer sua força dentro de casa e retirando pontos dos oponentes claramente mais fracos.

No que tange ao Paraná Clube, o campeonato de 2008 reflete as reiteradas teimosias de Saulo, do comando paranista e da concepção, da filosofia destes sobre o que se pretende para o futebol tricolor.

Gerido por dirigentes que, conflitantemente, parecem ter outros interesses, comandado em campo por um “herói” que parece, bisonhamente, insistir com jogadores de amigos, o Paraná Clube perde pontos fáceis seja dentro ou fora de sua casa, frustrando e irritando sua apaixonada torcida.

Esse sistema de “gestão-empresarial” que não tem compromisso com o rendimento do time em campo tem que ser revisto, senão banido da Vila Capanema, antes que seja tarde demais para “fazer um time” para a Copa do Brasil ou mesmo para as pretensões paranistas de retornar à divisão de elite ao final de ano.

Mas nada muda e não mudará. O Paraná vendeu sua “alma”, hoje atende interesses puramente financeiros.

Aqueles que acham que eu “forço” muito essa visão, que parem, pensem e reflitam se as ações de quem de direito não levam ao torcedor mediano considerar, em face do que vemos em campo não podem levar a acreditar em certas coisas. Os atos reiterados, recorrentes e idiossincráticos que se refletem nos resultados demonstram apenas uma verdade que não pode mais ser escondida.

Mas um dia a verdade aparece; mentira tem perna curta.

FORÇA TRICOLOR!
__________________________________


Acompanhe também meu trabalho em:


http://falandocomastorcidas.blog.terra.com.br/


http://bolaredonda.blog.terra.com.br/


http://bolaredondabrasil.blogspot.com/


http://www.futebolpr.com.br/


http://www.paranautas.com/


http://www.cadeiaweb.com.br