segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

A geografia da segundona de 2011

Folga no futebol. No último final de semana ocorreu a última rodada da primeira divisão, definindo seu campeão, times que irão à libertadores e aqueles rebaixados.
Após mais uma edição, podemos dizer que felizmente está consagrada a fórmula de pontos-corridos, sendo esta meio mais justo de premiar as equipes de maior regularidade, permitindo que retornem à divisão de elite do futebol nacional.
A segundona de 2011 contará, portanto, com vinte equipes: as quatro rebaixadas da “A” em 2010 (Vitória, Guarani, Goiás e Grêmio Itinerante, hoje em Prudente); as quatro que vieram da terceirona (ABC, Criciúma, Ituiutaba e Salgueiro); e as doze que nem subiram nem caíram (Portuguesa, Sport, Paraná Clube, Bragantino, ASA, São Caetano, Duque de Caxias, Icasa, Náutico, Ponte Preta, Guaratinguetá, doravante em Americana, e o Vila Nova.
Assim sendo, a geografia da segundona de 2011 demonstra por região uma ampla supremacia do Sudeste (com nove equipes), seguida pelo Nordeste (sete equipes). O Sul e o Centro-Oeste contam com duas equipes cada.
No critério estadual, São Paulo lidera com sete equipes, seguido de Pernambuco com três e Goiás com duas. Com um representante cada, aparecem Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, Rio Grande do Norte, Alagoas e Ceará.
Diante do apresentado podemos tirar algumas conclusões: A região norte está em queda, vez que não tem nenhum representante. A dupla Gre-Nal sacramentou o domínio no Rio Grande do Sul, visto que esse estado não tem nenhum outro representante na primeira ou na segunda divisão. São Paulo demonstra sua supremacia econômica, dominando as primeiras divisões nacionais.
Um ponto a ser pensado é o “efeito nordestão”, visto que muitas equipes dessa região passam a povoar o cenário nacional, até pela renda auferida no seu campeonato regional, algo a ser pensado para as equipes sem calendário durante o ano noutras regiões.
Mesmo sem a presença de nenhum campeão nacional (Salvo o Sport, campeão contestado), a segundona de 2011 terá equipes com tradição nessa competição, como o Paraná (também bi-campeão da segundona), além de Ponte Preta, Portuguesa, Vitória, Náutico, Criciúma, São Caetano, Guarani e Goiás, promessa de campeonato de primeira!

http://www.radiomaisam1120.com.br
http://www.radioparanaclube.com.br
http://www.bemparana.com.br
http://www.paranautas.com
http://bolaredondabrasil.blogspot.com
http://www.radioglobocuritiba.com.br
http://www.redacaoemcampo.com