sábado, 6 de novembro de 2010

E o amanhã?

Responda quem puder: como será o amanhã?
Não que esteja já me animando com o final do ano, mas sim preocupado com o ritmo do tricolor. Ainda com parte dos vencimentos atrasados, os jogadores parecem ter assumido a máxima de algo fazer em casa à distância, manifestar-se com pouco futebol, até porque a equipe não corre mais riscos de subir ou descer.
E o amanhã de Cavalo, como será? Conseguirá fazer com que a diretoria ceda à pressão e o mesmo fique até o final de 2012? Não sei sinceramente se seria essa a melhor opção para o tricolor.
Cavalo vai bem no Paraná. É fato. Aliás, vai infinitamente melhor do que noutros lugares por onde tem passado. Mas as recentes invenções, escalações e alterações, dão margem a questionamentos. Particularmente, preocupo-me com a insistente mania de, após o paratiba, substituir laterais por avantes, a exemplo do que Ney Franco fez nessa partida. Cavalo após esse embate, em todas as partidas procedeu de tal forma e convenhamos, não foi feliz.
Sou partidário de que substituição não é expediente obrigatório mas sim, opção do treinador para repor lesionados, amarelados em “perigo de expulsão”, proporcionar nova orientação tática e, ganhar um tempinho ao final da partida. E só.
Trocar por trocar, ainda mais, as três oportunidades, quando não se tem confiança nos suplentes, é expediente perigoso que, ao invés de contribuir, atrapalha.
Espero que no “amanhã de 2012” o América de Natal não estará na mesma divisão do Paraná, que Cavalo seguirá limitado e espero, que o tricolor honre sempre com seus compromissos junto a funcionários e atletas, para evitar “corpo mole” e “greve branca”.


http://www.radiomaisam1120.com.br
http://www.radioparanaclube.com.br
http://www.bemparana.com.br
http://www.paranautas.com
http://bolaredondabrasil.blogspot.com
http://www.radioglobocuritiba.com.br
http://www.redacaoemcampo.com

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Time de fases

Na atual temporada, após uma participação desastrosa no estadual (a exemplo de todos, desde 2006 - último título do tricolor), o Paraná Clube chegou a liderar a segundona e após problemas extra-campo, caiu vertiginosamente até a vinda do atual treinador Roberto Cavalo.
Com Cavalo (e alguns dos atrasados em dia) o tricolor retomou seu caminho, afastou-se da zona de rebaixamento e até venceu algumas fora de casa.
Assim, com alguma esperança em se aproximar do G-4, o Paraná receberia o Bahia em confronto de seis pontos sendo que, em caso de vitória, embalaria para enfrentar em casa outro rival direto, o América mineiro.
A derrota pelo placar mínimo contra o tricolor nordestino frustrou um dos melhores públicos do ano na Vila Capanema.
Pior que o resultado foi o que se viu depois: Juninho (o goleiro vendido por um real em sites da internet, pelas torcidas por onde passou) atacou a falta de presença do presidente junto aos atletas (como se isso fosse uma responsabilidade exclusiva do maior comandante tricolor) e concluiu dizendo que alguns atletas levaram à campo problemas de fora, trazendo novamente à tona a questão da impontualidade salarial. Pena que a agilidade ao disparar não o tivesse ajudado a evitar o gol baiano.
Na coletiva, outro vacilo, agora de parte da imprensa que, mal interpretando o depoimento de Carlão (fugindo ao propósito de informação apurada e responsabilidade que deve nortear também a imprensa esportiva), criou um mal-estar no comando do tricolor, situação já superada pela cúpula paranista.
Olhando para o calendário do Paraná, percebe-se que o ano de 2010 já passou, afinal, caso atue apenas “pró-forma”, o elenco tricolor não deverá mais correr riscos de subir ou cair.
Está, portanto, decretada a “fase 2011” do Paraná Clube e, por tudo o que a recente história tricolor conta, elementos do planejamento para a próxima temporada (incluindo o estadual de 2011) já deveriam estar sendo praticados, sem as tradicionais desculpas da “fase” ou do “momento”, sob pena de novamente, fazer-se o necessário, após somente a troca de calendário.

http://www.radiomaisam1120.com.br
http://www.radioparanaclube.com.br
http://www.bemparana.com.br
http://www.paranautas.com
http://bolaredondabrasil.blogspot.com
http://www.radioglobocuritiba.com.br
http://www.redacaoemcampo.com