sábado, 25 de outubro de 2008

Abre-jogo: Barueri x Paraná Clube

Neste sábado, dia vinte e cinco de outubro de 2008, às 16hs, na “Arena Barueri”, o Paraná Clube enfrentará a equipe local em partida válida pela trigésima-segunda rodada da série "B".
O jogo será comandado pelo sergipano Antônio Hora Filho, que será auxiliado pelos mineiros Guilherme Dias Camilo e Jair Albano Félix. Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral será o quarto-árbitro e o observador será o também paulista Márcio Verri Brandão.
A partida tem tudo para ser franca, visto que os locais pretendem seguir na luta para estar na primeira divisão em 2009 enquanto os visitantes buscarão se recuperar do lamentável tropeço em casa diante do Brasiliense, o que ainda os deixa ameaçados pelo fantasma do rebaixamento.
Pelo primeiro turno, os paranaenses venceram em casa pelo placar mínimo.
Um eventual tropeço dos paulistas, aliado à um sucesso Corintiano, dá, ao time do Parque São Jorge, o título antecipado da segundona.


Conheça um pouco do próximo oponente do Paraná Clube

O Grêmio Recreativo Barueri da homônima cidade paulista foi fundado em 1989 visando promover integração social e educação por meio do esporte.
A entidade promove amplo trabalho social, afastando crianças, adolescentes e jovens da ociosidade e de atividades ilícitas, formando atletas e cidadãos, desenvolve projetos atendendo a centenas de crianças em diversas modalidades como futebol, futsal, vôlei, basquete, judô, karatê, ginástica artística, atletismo, skate e tênis.
Apesar do pouco tempo de existência, a equipe tem hoje um certo destaque, seja pela proeza de conseguir seis "promoções de divisão" em seis anos (sendo cinco consecutivos no paulista), como pela estrutura que apresenta, muito pela parceria que a prefeitura municipal mantém com a entidade o que faz com que seu estádio, o "Arena Barueri", seja hoje um dos mais modernos do país.


O momento dos times no Brasileirão

O Barueri, quinto colocado com 51 pontos, vem de derrota frente o Ceará pelo placar mínimo. Nas últimas cinco partidas, os paulistas (que têm aproveitamento de 54% dos pontos disputados), perderam duas e venceram outras três, o que comprova seu padrão franco. Aliás, esse ponto vem sendo fatal para a equipe, vez que joga e deixa jogar.
Segundo o site "Chance de gol" (www.chancedegol.com.br), o Barueri tem remotas chances de vencer a segundona, 54,8% de chances de subir à primeira divisão e embora ainda exista matematicamente a chance de ser rebaixado, essas são remotas.

O Paraná Clube vem de preocupante derrota em casa, diante do Brasiliense, por 3 a 1. Nessa partida, o tricolor não conseguiu apresentar algum padrão de jogo, contrariando a boa fase até então. Dos últimos quinze pontos disputados o tricolor somou dez. Atualmente em décimo-quinto lugar com trinta e sete pontos, o tricolor voltou, com a derrota acima, a apresentar aproveitamento dos pontos menor que 40%, voltando a ser ameaçado pelo fantasma do rebaixamento.
Segundo o site "Chance de gol', a situação do tricolor paranaense realmente volta a preocupar, vez que tem menos que 0,01% de chances de retornar à primeira divisão ainda em 2008, e 19,2% de chances de ser rebaixado.

Sobre a partida em tela, o mesmo site disse que, dentro de seus critérios, o mandante tem 63,2% de chances de êxito, tendo o empate 20,9% de chances de ocorrer e, os visitantes 15,9% de chances de vitória.


A semana das equipes

Paraná Clube

Após semana agitada, onde alguns atletas foram multados após ter se envolvido num incidente em casa noturna de Curitiba e dos jogadores terem sido proibidos de conceder entrevistas à imprensa, os ares tomaram novos rumos no lado do tricolor. O STJD concedeu “efeito suspensivo” à pena imposta ao treinador paranista e com isso, Comelli poderá comandar a equipe do banco na última partida.
Sobre a equipe, Mauro deixa a “1” para Gabriel em face de lesão. Pituca, suspenso, dá lugar a Wagner, que pode não ir a campo diante do “timão”, dependendo do teor da decisão do STJD por indisciplina no jogo diante do Juventude.
Enquanto atrás a equipe deverá formar com três defensores, na frente, Pimpão poderá compor dupla de ataque com Ricardinho.


Grêmio Recreativo Barueri

O Barueri vai para a partida com fome. Tendo perdido em Curitiba no primeiro turno e precisando de um resultado positivo, a equipe de Márcio Araújo deverá entrar em campo com um sistema de três avantes. Thiago Humberto e Pedrão começarão a partida enquanto Basílio, Diego Silva e Val Baiano lutam pela vaga restante.
Tal opção se faz até lógica vez que a equipe atuará em casa e ainda porque os resultados favoreceram a equipe do interior paulista. No entanto, saindo mais para o jogo, o time de Márcio Araújo pode ver o feitiço se voltar contra si vez que notoriamente, tem dificuldades para lidar com contra-ataques.


As prováveis escalações

O Paraná Clube de Comelli deverá formar com: Gabriel; Daniel Marques, Leandro e Fabrício; Murilo, Vagner, Kléber, Giuliano e Fabinho; Rodrigo Pimpão e Ricardinho.

O Grêmio Barueri de Márcio Araújo deverá entrar com: Renê; Marcos Pimentel, Duílio, Leandro Castan e Márcio Careca; Flavio, Ralf e Esley; Basílio, Thiago Humberto e Pedrão.


O “caminho das pedras” para o tricolor

A equipe do Grêmio Barueri atua de forma diferente das demais do certame. Como dito acima, a equipe atua de forma franca, sem o costumeiro “ferrolho”; toma e concede espaços. Um ponto que Comelli pode explorar são as saídas rápidas pelas laterais com incursões em diagonal após a intermediária ofensiva. Com saída pelos flancos, o Paraná pode aproveitar as lacunas deixadas pelos laterais que muito apóiam, aliás, Márcio Careca (conhecido dos paranistas) por vezes se confunde com um ponta-esquerda.

_________________________________
Acompanhe também meu trabalho em:
http://falandocomastorcidas.blog.terra.com.br
http://bolaredonda.blog.terra.com.br
http://bolaredondabrasil.blogspot.com
http://www.paranautas.com
http://www.radioparanaclube.com.br

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Uma no cravo, outra também

Duas rodadas atrás o Paraná estava a catorze pontos do “G-4” e tendo ainda vinte e sete em disputa. Hoje, dos últimos seis pontos, o tricolor conquistou apenas um e a diferença para a última vaga na “primeirona” (já que as três primeiras parecem “ter dono”), continua em catorze, mas, com menos partidas a fazer, a diferença pelos critérios de desempate se faz algo praticamente insuperável.

O ponto é que o tricolor perdeu a chance de tirar CINCO pontos do seu alvo caso tivesse tido resultados favoráveis em Caxias do Sul e na sua casa, mas, a vexatória derrota para o Brasiliense, time que estava atrás do Paraná (e que o superou na tabela por esse resultado), apenas demonstrou que o time é limitado e que falha recorrentemente nos mesmos pontos.

Fiquemos no mundo dos fatos para, de forma lógica, não macularmos os mesmos com qualquer subjetividade. Outros "eventos" ocorreram durante a semana: o treinador Comelli não ficará no banco por ter ofendido o juiz da partida contra o América; atletas teriam se envolvido numa discussão em casa noturna logo após a partida (com a participação de quem recorrentemente é visto "na noite"), e foi escolhido novo presidente do conselho tricolor, aparentemente, partidário da atual filosofia.

Fatos expostos e não questionados, no que tange ao extra-campo, a equipe tem a escalação questionada por parte dos torcedores, e parece ser unânime o posicionamento de que as substituições mais "costumeiras" são inócuas. Assim, aparentemente sem o menor compromisso com demonstrar um padrão de jogo competitivo, o tricolor vem sendo superado com certa facilidade por quem, tranqüilamente, "vai para o jogo"; isso, na segunda divisão.

A derrota diante do Brasiliense acende novamente o sinal vermelho na Vila Capanema, bem num momento onde o tricolor já poderia estar apenas jogando para se garantir na divisão de elite.

E 2009, como será? No cravo ou na ferradura?


Teu destino é vitória!


_________________________________
Acompanhe também meu trabalho em:

http://falandocomastorcidas.blog.terra.com.br
http://bolaredonda.blog.terra.com.br
http://bolaredondabrasil.blogspot.com
http://www.futebolpr.com.br
http://www.paranautas.com
http://www.radioparanaclube.com.br