sábado, 30 de agosto de 2008

Abre-jogo: Paraná Clube e Marília

Neste sábado, trinta de agosto de 2008, às 16hs, no Estádio Durival de Britto e Silva, a Vila Capanema, haverá um duelo entre duas equipes que brigam para não cair de divisão.
A partida terá Suélson Diógenes de França Medeiros (RN) no comando, o qual será auxiliado pelos catarinenses Kleber Lúcio Gil e Rosnei Hoffmann Scherer. O Quarto árbitro será Sandro Schmidt e o “observador” será Afonso Vítor de Oliveira, ambos locais.
O treinador Paulo Comelli obteve na última rodada sua primeira (e tardia) vitória no comando paranista. No primeiro encontro dessas equipes, ambas tinham outros comandantes e alguns atletas que sequer hoje se encontram no elenco o que demonstra a falta de planejamento como ponto em comum entre essas duas agremiações. No Bento de Abreu, a partida foi tão enfadonha que o placar acabou como começou.


Conheça um pouco do próximo oponente do Paraná Clube

O Marília Atlético Clube foi fundado em 14 de abril de 1942, tem como mascote o tigre e suas maiores conquistas se resumem a títulos “de fora da elite” representados por um nacional da “Série C” em 2002 e dois estaduais da segunda divisão paulista (1997 e 2002).
A empresa PRO-X fornece material esportivo para a equipe, que é patrocinada pela Marilan, RCG, Baralho Mundial, Lupo e Hidrossol Eletrodutos.
Por ter como um de seus patrocinadores em 2008 uma empresa de baralhos, alguns torcedores, pela má fase da equipe costumam se referir ao mesmo como algo próximo de “time do baralho”.


O momento dos times no Brasileirão

Deveriam ambas equipes compreender seu atual momento e focar-se apenas na manutenção na segundona nacional. À essa triste realidade parece se resumir a luta de Paraná Clube e de Marília na temporada.

A equipe alvi-celeste vem de três derrotas seguidas e a torcida não quer que seu time retorne para casa com mais uma derrota.
Próximo da zona do rebaixamento, o “tigre” é a primeira equipe a estar fora da zona de degola. Com 23 pontos em vinte e uma partidas disputadas a equipe detém um pífio percentual de aproveitamento de pontos da ordem de 36%.
Com trinta gols marcados os paulistas tem o nono melhor ataque mas, com os quarenta e um gols sofridos, consagram-se como a pior defesa.
Dessa feita, o site “chance de gol” lhe confere menos que 0,01% de chances de regressar à primeira divisão ainda em 2008 e decreta ter o mesmo 26,8% de chances de ser rebaixado.

O Paraná Clube vem de vitória de 3 a 1 diante do Fortaleza mas antes disso, amargou sete derrotas consecutivas. Pelas últimas apresentações tricolores, o time de Comelli segue na “zona de rebaixamento”. Por ter feito apenas vinte pontos em vinte e uma partidas, o Paraná apresenta pífios 31% de aproveitamento dos pontos disputados.
Com vinte e dois gols marcados (mesmo número que o Brasiliense) o Paraná tem o segundo pior ataque. A zaga tricolor também não anda bem e, com trinta e três gols sofridos, o time detém a sexta pior defesa.
O site “chance de gol” indica que, assim como o oponente de logo mais, o Paraná tem menos de 0,01% de chances de subir à primeira divisão, sendo grande (54,9%) a posibilidade de queda para a terceirona.
Para a partida em tela, o mesmo sítio indica que os mandantes têm grande favoritismo com 48,6% de chances de vencer, ficando o empate com 23,9% de chances de ocorrer.


A semana das equipes

Paraná Clube

Embora a equipe tenha enfim vencido, a campanha (com menos de um ponto por partida) segue preocupando.
A saída de Gláucio (suspenso pelo terceiro cartão) poderá dar a Comelli a oportunidade de armar um sistema mais ofensivo. Embora a intenção inicial fosse a de compor a meia-cancha com Vágner (que retorna de suspensão), o atacante Éder (recém chegado do rubro-negro carioca) poderá compor um inédito trio ofensivo ao lado do bom Leonardo (a cada dia com mais ritmo de jogo) e de Ricardinho (que ultimamante tem mostrado ao torcedor paranista o porquê de seu apelido não ser “rei do chute”).
Realmente, vendo o “novo” elenco paranista, pouco há que se fazer. Nenhum dos três arqueiros à disposição goza de muito prestígio com a torcida em face das lamentáveis apresentações. A dupla de zaga vive contestada (principalmente Daniel Marques). Os laterais ao menos não vêm comprometendo e até estão atuando surpreendentemente bem ofensivamente (embora ainda seja difícil que consigam auxiliar defensivamente a contento). Os volantes não conseguem transmitir segurança (falhando nas coberturas e errando botes). O ataque é o segundo pior do certame e, embora Leonardo esteja visivelmente melhorando fisicamente, ainda precisa recuperar ritmo de jogo mas, mesmo assim, serve como referência na criação de jogadas e dá uma qualidade diferenciada também na criação de jogadas.
Christian é um capítulo à parte. Odiado por grande parte da torcida o meia vêm atuando como cérebro da equipe e é o maior responsável não apenas pela transição da defesa ao ataque mas também pela criação e orientação das jogadas.
O meia Giuliano, embora já tenha retornado da seleção nacional de base, ficará de fora da partida visando sua recuperação física.
Pimpão e Cristiano também foram testados na equipe mas a vaga deixada por Gláucio deverá mesmo ficar entre Éder e Vagner.
Particularmente, se fosse para optar por um avante, Cristiano parece ser o nome mais adequado por ter mais identificação com a equipe; no entanto, com Pimpão a equipe tende a ficar mais equilibrada embora seja louvável a opção de Comelli em botar a equipe à frente.
Uma pergunta que pode se fazer o torcedor paranista é se, Fabrício, Rômulo, Camacho e Éder (os quatro reforços que vieram do Flamengo) podem em algo contribuir...


Marília Atlético Clube

Raulli, na terde desta sexta-feira, foi premiado pela Quarta Comissão Disciplinar do STJD com noventa dias de suspensão. A pena foi dada em virtude do treinador ter chutado uma bola em campo na partida contra o Ceará, quando também muito argumentou com a arbitragem, nem sempre de forma elogiosa. Apesar disso, promete que a equipe não se abaterá pela falta do comandante junto das quatro linhas, ficando Guilherme Alves responsável no banco para transmitir eventuais orientações.
Eraldo, atacante recentemente negociado junto ao Cruzeiro, embora já esteja liberado pela CBF, não deverá começar a partida, ficando apenas à disposição para a mesma.
No que tange ao setor de frente, Marcinho (suspenso no julgamento comentado) ficará de fora da partida; assim, Betinho e Robert (retornando de lesão) deverão compor a linha de frente paulista.
Rafael Fefo (volante que já atuou na capital paranaense) deverá figurar entre os titulares uma vez que João Marcos, a exemplo de Marcinho, fica de fora por também ter recebido o terceiro cartão amarelo.


As prováveis escalações

O Paraná Clube de Comelli deverá formar com: Mauro; Murilo, Daniel Marques, eandro e Fabinho; Agenor, Pituca e Cristian; Éder (Vágner), Ricardinho e Leonardo.

O Marília de Jorge Raulli deverá entrar com: Giovanni; Flávio, Fernando e Leandro Amaro; Chiquinho, Rafael Fefo, Altair, Ricardinho e Bruno Ribeiro; Robert e Betinho.

_________________________________
Acompanhe também meu trabalho em:
http://falandocomastorcidas.blog.terra.com.br
http://bolaredonda.blog.terra.com.br
http://bolaredondabrasil.blogspot.com
http://www.futebolpr.com.br
http://www.paranautas.com
http://www.radioparanaclube.com.br

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Duas

ALISTAMENTO!

Se vc é paranista e tem entre 12 e 100 anos, é hora de alistamento.

O exército tricolor começará sua campanha na próxima terça-feira, dia 26.08, às 19hs30 na Vila Capanema, diante do Fortaleza.

Aos escolhidos caberá ajudar a empurrar o time para a vitória, na pior fase de sua história.

Um dos compromissos é o de jamais enfraquecer o pelotão principal que se veste com nossas cores.

E, se em algum momento um desses soldados fraquejar, ao invés do "fogo amigo" representado por vaias e/ou insultos, teremos que, com mais força, enviar energia das trincheiras para o front.

É hora de empurrar o time, de ajudar, de comparecer.

Paranista, nunca seus combatentes precisaram tanto de você!

Aliste-se!

Apertem os cintos, o comandante sumiu

Nos anos 80 um filme com esse título demonstrava as trapalhadas que ocorriam num avião. O que vem ocorrendo com o Paraná Clube não é digno de riso, muito pelo contrário.

A teimosia e a falta de planejamento desviaram o tricolor de uma bela trajetória para algo lamentável. Os equívocos são claros, palpáveis e não se pode mais esconder a sujeira para baixo do tapete.

A tabela da segunda divisão reflete exatamente a situação Paranista. Um cego consegue ver! Mas o que existe de explicação...

Após vários comandantes, contratações furadas, dispensa dos que vieram e depois, novas contratações, o tricolor segue à deriva e refém de quem jamais teve como objetivo principal dar um rumo ao futebol, fazer um time competitivo e se teve, nunca conseguiu.

É hora da torcida fazer sua parte, até porque quem deveria algo ter feito há tempos, não o fez, fez errado ou passou tempo fazendo outra coisa.

FORÇA TRICOLOR!


_________________________________
Acompanhe também meu trabalho em:

http://falandocomastorcidas.blog.terra.com.br
http://bolaredonda.blog.terra.com.br
http://bolaredondabrasil.blogspot.com
http://www.futebolpr.com.br
http://www.paranautas.com
http://www.radioparanaclube.com.br