sábado, 28 de junho de 2008

Senta que é de menta!

O título da coluna é o nome do "hit" da banda "Cavaleiros do Forró", marca que estava estampada às costas do time do América de Natal, eterno lanterna de qualquer divisão e algoz paranista.

O tricolor na sexta-feira passada foi derrotado por um time patrocinado por uma banda de forró.

O Paraná perdeu o compromisso com a vitória assim como nossos treinadores com o futebol, como os dirigentes com a formação de elenco e assim vai...

Das últimas partidas, acabamos com onze atletas em duas apenas! O tricolor só marca da intermediária para trás, o que gera como resultado, vários cartões amarelos, expulsões, faltas e penalidades. O pior de tudo é que parece não existir ninguém dentre os "notáveis conhecedores de futebol da Vila" que cobre, oriente ou exija seja a marcação feita antes do passe/lançamento/cruzamento.

Sempre aprendi que até no futebol é melhor prevenir que remediar. A marcação paranista não é preventiva, por isso (e pela má qualidade do elenco) o sistema defensivo fica extremamente sobrecarregado.

A vitória frente o ABC e o "período de cinco jogos invicto" mascarou o pífio planejamento e o trabalho dos "profissionais" seja dentro ou fora de campo.

Torço pelo Perrô mas, sem trabalho específico, nenhum treinador JAMAIS conseguirá nada. Parece que o tricolor joga "futebol feminino", ou o atleta chega atrasado ou o adversário passa.

Na sexta, num determinado ponto, o tricolor contava com o zagueiro esquerdo, o homem de sobra e quem protege esse setor "amarelados".

Claudemir pela expulsão mereceria "justa causa", assim como quem o contratou. Cabe a lembrança de que o "reserva" do lateral para a partida contra o Criciúma deverá ser Naves, improvisado.

A coisa anda mal, não há o que e como defender. A paciência há tempos já virou tolerância e hoje é PERMISSIVIDADE!

Estamos tratando o problema da mesma forma como quem de direito trata o elenco e a temporada. Depois, não reclamemos disso!

O staff e a mentalidade de quem nos rebaixou está aí, não se cobra trabalho porque o objetivo parece ser outro. Os resultados falam por si só e o que estamos vivendo é o reflexo do que impera, é a verdade.

Podemos culpar a x ou y, mas sabemos quais e "quems" são os problemas. Não vou mais me estressar falando para paranistas que acompanham o clube com regularidade, quais são esses, afinal, o Brasil INTEIRO sabe; está latente pro PAÍS TODO o apenas nós preferimos não ver.

Enquanto isso, "senta, que é de menta"!!!


FORÇA TRICOLOR!

_________________________________
Acompanhe também meu trabalho em:
http://falandocomastorcidas.blog.terra.com.br
http://bolaredonda.blog.terra.com.br
http://bolaredondabrasil.blogspot.com
http://www.futebolpr.com.br
http://www.paranautas.com
http://www.radioparanaclube.com.br

sexta-feira, 27 de junho de 2008

Abre-jogo: América Futebol Clube x Paraná Clube

Nesta sexta-feira, vinte e sete de junho de 2008, às 20hs30, no Machadão, pela oitava rodada do campeonato brasileiro da segunda divisão, o Paraná Clube enfrentará o América Futebol Clube, em Natal.

O time paranaense, caso vença, sai da zona do rebaixamento e confirma a evolução que o treinador Rogério Perrô trouxe ao time. Do outro lado, nem em caso de vitória dos mandantes, estes sairão da incômoda zona de rebaixamento, local onde se encontram desde praticamente o ano de 2007, quando na Série "A".

O Time de Natal é um adversário indigesto para o paranista vez que, se não fossem as duas derrotas para o lanterna em 2007, o tricolor agora seguiria na disputa da divisão de elite. Das quatro vitórias do "vermelho" no brasileiro de 2007, duas foram sobre o Paraná Clube.

Será a segunda vez que o tricolor enfrentará, nesta segundona, o treinador Ruy Scarpino, que estréia no "Mecão", na primeira vez, Paraná e Marília (time então dirigido por Scarpino, que inclusive chegou a ser cogitado para substituir Bonamigo) não saíram do "0 a 0".

A partida, importantíssima para ambas equipes (já que o time de Perrô vem da primeira vitória no certame e o mandante vem de goleada sofrida para o Avaí em casa por 5 a 1), terá o comando do paraibano Emerson Batista da Silva, que será auxiliado pelos seus conterrâneos Elias Silva Almeida e Griselildo de Souza Dantas.


Conheça um pouco do oponente do Paraná Clube

O América Futebol Clube, de Natal, Rio Grande do Norte, é um dos times mais antigos e tradicionais da Região Nordeste. Fundado em 14/07/1915, o "Mecão" já conquistou uma Copa do Nordeste em 1988 e trinta e dois estaduais, o último em 2003.

O time começou a temporada com elenco modesto, sem dinheiro, com algumas disputas judiciais envolvendo jogadores e há tempos, não dá sianais de reação para seu torcedor, tendo inclusive feito uma pífia campanha na primeira fase do campeonato potiguar.


Como estão as equipes para o confronto?

O time de Natal ocupa atualmente a lanterna da segundona. Tem três pontos apenas, e pífios 14% (catorze por cento) de aproveitamento dos pontos disputados. Apresenta o pior ataque (conco gols marcados) e a pior defesa do campeonato (com catorze gols sofridos).

Segundo o site "Chance de gol" (www.chancedegol.com.br), o América tem menos de 0,01% de chances de voltar à série "A" em 2008 e tem (para desespero de sua torcida) 99,4% de chances de ser novamente rebaixado, desta vez, para a série "C" que terá formato inédito em 2009, com vinte agremiações disputadas em turno e returno, nos moldes dos campeonatos das demais séries.


O tricolor paranaense, ao contrário do rival de logo mais, vem em evolução. Está invicto há cinco partidas e uma vitória o coloca na 'briga" para voltar à divisão de elite do futebol nacional ainda neste ano.

Atualmente na décima-sétima posição, o Paraná Clube tem dez pontos, o segundo pior ataque (com seis gols marcados) e a sétima melhor defesa (com nove gols sofridos).

Segundo o site "Chance de gol', a situação do tricolor paranaense ainda não é das melhores mas, em caso de vitória, tudo muda, vez confirmada a ascensão paranista, mesmo que sobre um frágil oponente. Por ora, esse sítio indica que o Paraná Clube tem apenas 0,8% de chances de subir à primeira divisão ainda em 2008, no entanto, já figura com 44,7% de chances de rebaixamento.

A título de ilustração, o Criciúma (próximo adversário paranista e que poderá ter o reforço de Danrlei, que no início do ano confessou ter tido problemas com cocaína) e a Ponte Preta (que recentemente se encontrava na zona do rebaixamento), times que hoje têm dez pontos na classificação (mesma pontuação que o Paraná teria em caso de vitória), aparecem nesse site com reais chances de promoção à primeira divisão.


Como foi a semana das equipes e quais as prováveis escalações?

Paraná Clube

Do lado paranista bons ares vindo do Departamento Médico trazem alento ao torcedor. O treinador Perrô poderá contar com alguns atletas, liberados e poderá ir com maior força para a partida de logo mais.

A onda de boas notícias parece assolar o tricolor. Informações negam a provável saída do garoto Éverton para o Santos e o meia Joélson, questionado pela torcida, está se desligando do clube, podendo ir para São Paulo, atuar pela Portuguesa.

O provável time tricolor começou a ser definido no meio da semana quando Perrô, nos treinamentos, apresentou a equipe com Rogerinho e Fábio Luis. A opção pelo primeiro talvez se dê por parecer que o lateral seja mais ofensivo que Thyago Fernandes (que vem atuando bem), sendo, portanto, mais uma opção tática que técnica. O segundo entrará no lugar de Éverton, suspenso.

No mais o Paraná Clube (que com uma vitória simples poderá, dependendo de resultados, ficar pela primeira em tempos, fora da zona de rebaixamento) deverá atuar com os atletas que vem sendo utilizados por Perrô, com orientação ofensiva, buscando pontos necessários, mesmo que fora de casa.


América Futebol Clube

O time que iniciará a partida contra o Paraná Clube ficou praticamente definido no treino do meio de quinta-feira e, no Machadão, palco do próximo jogo América e Paraná, o "time principal" venceu o "suplente" pelo placar mínimo com gol de Marcelo Nicácio.

Anderson Bill ficará de fora por ter tomado o terceiro cartão amarelo; o atacante Max (expulso contra o Avaí), o volante Luiz Maranhão e o meia Fábio Neves (vetados pelo DM) desfalcam o já frágil elenco do "Mecão".

Na defensiva, Emerson, Júlio César, Robson e Márcio Rosário foram testados com certa felicidade. Na lateral esquerda, Maizena e Rosário foram improvisados e, se não agradaram, é o que o elenco dispõe. Na frente, Marcelo Nicácio, Geovane, Marquinhos Marabá e Paulo Matos também foram testados enquanto Jefferson, Rodrigo Santos, Saulo e Daniel entraram no meio-campo. Dessa forma o novo treinador verifica qual sua "melhor formação" e todos os atletas se esforçam para mostra trabalho ao "professor" e assim garantir um lugarzinho no time.

O meia Souza, que foi poupado do coletivo de quarta-feira, treinou normalmente na quinta-feira, apresentando boa movimentação; no entanto, o treinador Ruy Scarpino deverá apenas definir o time nesta sexta-feira.


Prováveis escalações:

O Paraná de Rogério Perrô deverá formar com Gabriel; Ricardo Ehle, Luciano e Ciro; Claudemir, Diego, Vágner, Giuliano e Rogerinho; Gilson e Fábio Luis. O "banco" ficou definido à imprensa como sendo: Fabiano Heves, João Paulo, Daniel Marques, Agenor, Thyago Fernandes e Clênio.

O América Futebol Clube de Ruy Scarpino deverá entrar com: Fabiano, Dida, Emerson, Márcio Rozário e Maizena; Jefferson, Daniel, Rodrigo Santos (Geovane) e Souza; Marquinhos Marabá (Paulo Matos) e Marcelo Nicácio..

_________________________________
Acompanhe também meu trabalho em:
http://falandocomastorcidas.blog.terra.com.br
http://bolaredonda.blog.terra.com.br
http://bolaredondabrasil.blogspot.com
http://www.futebolpr.com.br
http://www.paranautas.com
http://www.radioparanaclube.com.br

domingo, 22 de junho de 2008

Cada um na sua

O OTIMISTA

O Paraná está invicto há quatro partidas e superou a melhor defesa da segundona na última rodada, quando, independentemente de divisão, foi uma das equipes que mais finalizou.

O novo treinador, Rogério Perro, já demonstra personalidade e, com sua forma de jogo e “gestão”, atua com os que “querem mostrar trabalho”; assim, busca dar ao tricolor um padrão de jogo que lhe permita voltar, já em 2008, à primeira divisão.

O PESSIMISTA

A “turma do escândalo” de 2007 se perpetua. Dirigentes assumem em entrevistas escalavam jogadores, aliás, os jogadores “avaliados”, trazidos e “endossados” pelo “senhor da escalação” não conseguem fazer um gol mesmo no frágil time do ABC.

Nunca se viu uma equipe do tricolor desperdiçar tantos gols! Que saudades do Saulo, do Washington, de quando se ia à Vila para ver o tricolor atropelar! Agora, apenas se vê “jogador de vitrine”, do “grupo” ganhando “mensalão” (já que não “trabalha” pra ganhar salário) e perdendo gols.

Se continuar assim, sem elenco, sem qualidade e atendendo a “interesses” que não voltar à primeira, seguiremos na segundona em 2009. Vergonha! Lamentável!

O REALISTA

O Paraná não ganha fora do seu estado desde a partida diante do Flamengo, no Parque do Sabiá em 2007, na cidade de Uberlândia e estava a sessenta e cinco dias sem vencer.

Após a estréia de Perrô, o tricolor tem quatro pontos conquistados em seis possíveis. O novo treinador afastou Joélson e Daniel Marques, jogadores questionados, e deu oportunidade e quem parece querer trabalhar.

Mesmo assim, o tricolor segue na zona de rebaixamento, com 33% de aproveitamento de pontos, tem o segundo pior ataque e a décima pior defesa.

O FUTURO

Na próxima rodada o tricolor enfrentará o lanterna América de Natal e precisa da vitória, mais que isso, da presença do paranista, da adesão ao “sempre torcedor”, de todo apoio possível.

Seja que tipo de torcedor você for, o Paraná precisa de você como nunca.

FORÇA TORCEDOR!

_________________________________
Acompanhe também meu trabalho em:
http://falandocomastorcidas.blog.terra.com.br
http://bolaredonda.blog.terra.com.br
http://bolaredondabrasil.blogspot.com
http://www.futebolpr.com.br
http://www.paranautas.com
http://www.radioparanaclube.com.br