domingo, 7 de dezembro de 2008

Segundona de Primeira!

Já estão definidos quais os participantes da segunda divisão nacional em 2009 e, geograficamente, teremos um novo panorama.

O Estado de São Paulo seguirá com maior número de representantes, cinco, sendo eles: Bragantino, Ponte Preta, Guarani, São Caetano e Portuguesa. Quatro unidades federativas terão dois representantes: Rio de Janeiro (Vasco e Duque de Caxias), Goiás (Atlético e Vila Nova), Ceará (Fortaleza e Ceará), Rio Grande do Norte (América e ABC). Com um representante cada, estão: Paraná (Paraná Clube), Santa Catarina (Figueirense), Rio Grande do Sul (Juventude), Bahia (Bahia), Distrito Federal (Brasiliense), Paraíba (Campinense) e Minas Gerais (Ipatinga).

Regionalmente, temos três equipes do “sul” e do “centro-oeste”, seis do “nordeste” e oito do “sudeste”.

Tal fato indica que times regionalmente fortes disputarão essa competição e, cada vez mais, o “fator casa” deverá ser um diferencial; muitas vezes, condição determinante para o sucesso de qualquer agremiação.

Pode-se afirmar desde já que o equilíbrio entre as equipes deverá ser uma constante desde o início do certame e que os participantes terão no mesmo, o foco de suas temporadas.

No futebol “tupiniquim” atual, muitas equipes buscam entrosamento com competições em andamento, motivo pelo qual, os respectivos estaduais deverão ser os laboratórios para que consigam, cada uma, ter um elenco competitivo. Aqueles que não pensarem assim e deixarem para montar suas equipes durante a competição correm grave risco de descenso.

Cabe ao Paraná Clube entender qual sua situação nisso tudo e fazer um planejamento para, antes do dia 25 de janeiro, já estar pensando no seu regresso à elite do futebol nacional.


Teu destino é vitória!

________________________________
Acompanhe também:
http://bolaredondabrasil.blogspot.com
http://falandocomastorcidas.blog.terra.com.br
http://bolaredonda.blog.terra.com.br
http://www.paranautas.com
http://www.radioparanaclube.com.br