sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Abre-jogo: Juventude x Paraná Clube

Neste sábado, dia onze de outubro de 2008, às 16hs, no Alfredo Jaconi em Caxias do Sul, o Paraná Clube enfrentará o Esporte Clube Juventude em partida válida pela trigésima rodada da "segundona".

A partida terá o comando do árbitro Arnoldo Vasconcelos Figarela, de Rondônia, que será auxiliado pelos catarinenses Alcides Zawaski Pazetto e Carlos Berkenbrock. O quarto-árbitro será Márcio Cristiano Brum Coruja e o “observador” será Leonel Antônio Pandolfo, ambos locais.

O primeiro encontro dessas equipes, pelo primeiro turno, dia 12.07 (11ª rodada), em Curitiba, foi vencido pelos visitantes por 2 a 1.

Conheça um pouco do oponente do Paraná Clube

O Esporte Clube Juventude foi fundado em 29 de junho de 1923, tem como mascote o papagaio, seu patrocinador esportivo é a Penalty (mesma empresa que fornece os produtos ao Paraná Clube) e tem como um dos patrocinadores a ABYARA, que adquiriu o centro de treinamentos da entidade por R$ 30.000.000,00 visando projetos imobiliários, com parceria "fechada" por mais cinco anos.

O "Ju", como é chamado pela torcida, tem certa tradição no Rio Grande do Sul, no entanto não tem tantos títulos de expressão, resumindo-se a festa da torcida alvi-verde a um brasileiro da série B em 1994, uma Copa do Brasil em 1999 e um "gauchão" em 1998.

O "raio x" dos times no Brasileirão!

O Juventude dava, no início do certame, a impressão de que seria um dos times que retornaria à primeira divisão em 2008. A equipe, que começou bem, perdeu Zetti e o bom futebol, ocupando atualmente a nona posição no certame com quarenta e dois pontos.

Com doze vitórias e seis empates em vinte e nove partidas, a equipe apresenta aproveitamento de 48% dos pontos disputados.

Nas últimas cinco partidas, o alvi-verde venceu e perdeu duas, tendo empatado a outra, o que demonstra a atual instabilidade do seu padrão de jogo.

Segundo o site "Chance de gol" (www.chancedegol.com.br), o alvi-verde gaúcho tem menos de 0,01% de chances de vencer a segundona, 1,5% de chances de subir à primeira divisão e apenas 0,02% de chances de ser relegado à terceirona.

O Paraná Clube demonstra estar em recuperação, vez que tem a segunda melhor campanha do returno e, como “futebol é momento”, é sempre interessante lembrar que, nas últimas cinco partidas disputadas, o tricolor venceu quatro.

Mesmo assim, ainda próximo da zona de rebaixamento, a equipe parece mais preocupada em tentar o milagre de figurar entre os quatro primeiros ao final do certame.

O tricolor ocupa o décimo-segundo lugar com trinta e seis pontos e 41% de aproveitamento dos pontos disputados.

Segundo o site "Chance de gol”, o tricolor tem menos que 0,01% de chances de retornar à primeira divisão ainda em 2008, tendo 7,0% de chances de ser rebaixado.

É importante que o paranista siga torcendo mas que não se esqueça de que o vice-lanterna Marília, tem apenas cinco pontos a menos.

Sobre a partida, o aludido site analisou os possíveis resultados e, dentro de seus critérios, o mandante tem 55,7% de chances de êxito, tendo empate 25,6% de ocorrer e, os visitantes, 18,7% de chances de vencer.

Como foi a semana das equipes e quais as prováveis escalações?


Paraná Clube

A partida em tela poderá ser a última da temporada comandada por Paulo Comelli no banco tricolor. O treinador aguarda julgamento e, caso seja condenado por ter supostamente ofendido o árbitro Paulo dos Santos Alves, na partida contra o América, poderá pegar até sessenta dias de suspensão, o que o deixaria de fora do banco até o final da temporada. Sobre a decisão cabe recurso.

Para a partida na Serra Gaúcha, Mauro segue intocável com a “1” paranista. Na zaga, com a suspensão de Fabrício, leandro deverá começar a partida. Ainda nesse setor, Marcelo Ramos, recuperado de fratura, volta a ocupar lugar no banco do tricolor.

Agenor, suspenso, deixa para que Rômulo ou Naves ocupem a vaga ao lado de Pituca. Comelli demonstra clara preferência pelo jogador do Flamengo, que deverá começar a partida.

Com Éder fora, a dupla de atacantes deverá ser formada por Pimpão e Ricardinho. Gláucio, Christian e Leonardo seguem em recuperação e não estarão à disposição de Comelli até a liberação pelo Departamento Médico.


Esporte Clube Juventude

Se no primeiro turno, quando iria enfrentar o Paraná, o Juventude estava “em alta”, ultimamente as coisas não andam assim tão bem. Além disso, o time tem um problema: com muitos jogadores “pendurados”, Ivo Worthman além de buscar encontrar sua melhor formação, busca orientar os escalados para que marquem com o mesmo vigor e determinação. A única orientação reside no fato de que evitem tomar cartões desnecessários, seja por reclamação ou por “entradas indevidas”.

Sobre a equipe, o defensor Dirley, mesmo sem ter participado do coletivo, foi liberado e poderá figurar no banco de reservas.

Egydio, lateral-esquerdo, apesar de estar acometido de forte gripe, foi relacionado e poderá até começar a partida.

Abedi, que disputava um lugar entre os onze com Bruno, deverá seguir na equipe que deverá ter uma escalação próxima daquela da última partida, onde venceu o Avaí,

Cris, que vinha atuando improvisadamente, deverá ceder espaço para Murilo Ceará, também improvisado na zaga.


Prováveis escalações:


O Paraná de Comelli deverá formar com: Mauro; Murilo, Daniel Marques, Leandro e Fabinho; Rômulo, Pituca, Kleber e Giuliano; Ricardinho e Gabriel Pimpão.


O Juventude de Iwo Worthmann deverá entrar com: Michel Alves; Juan Pérez, Dirley e Murilo Ceará; Marcelo Costa, Walker, Lauro, Abedi e Egídio; Schwenck e Mendes.


O caminho das pedras

O tricolor deverá atentar para um seguinte fato: dos três defensores alvi-verdes, apenas Dirley é zagueiro de ofício. Murilo ceará é lateral-esquerdo e o panamenho Perez é volante. Logo, se Comeli perceber que Egydio volta de gripe e que dois dos três defensores não atuam em suas posições, pode ser o caso de dar liberdade para Ricardinho e Murilo pelo setor direito, aproveitando-se dessa debilidade do adversário. A lamentar o fato do elenco paranista não ter um especialista em bolas aéreas, fator que, pelas circunstâncias, poderia ser bem explorado.


_________________________________
Acompanhe também meu trabalho em:

http://falandocomastorcidas.blog.terra.com.br
http://bolaredonda.blog.terra.com.br
http://bolaredondabrasil.blogspot.com
http://www.futebolpr.com.br
http://www.paranautas.com
http://www.radioparanaclube.com.br

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Rodada e Fúria

Nove rodadas

A temporada paranista acaba em 29.11 no Bruno José Daniel diante do Santo André. Com essa partida, serão nove partidas (27 pontos) ainda em disputa.

A última rodada (29ª) foi boa para Corinthians, Santo André, Paraná Clube e para “o pessoal da parte de baixo” salvo o CRB.

Com a “briga pela sobrevivência” mais acirrada do que nunca, a ordem para o tricolor é de não arriscar resultados, não perder pontos, afinal, segue a apenas cinco pontos da ZR.

Apesar disso o Paraná ainda não esteve melhor colocado do que o atual décimo-segundo lugar, nem teve aproveitamento de pontos superior aos 41% deste momento. Pouco para quem pensava ainda em regressar à primeira ainda em 2008.

Para muitos, ainda o tricolor pode fazer essa façanha, mesmo tendo mais jogos fora de casa do que na Vila Capanema e sem ter ainda enfrentado o virtual campeão do certame pelo segundo turno.

A segundona, principalmente nesta fase final, encontra-se muito equilibrada e a “coerência” pede que não se percam pontos fora de casa, que se somem todos os pontos diante de sua torcida, que não se percam pontos diante do lanterna CRB e que se busque tirar pontos do líder.

Em nove rodadas o tricolor não poderá sucumbir a antigas falhas. Jogadores em forma têm que atuar e não ficarem “machucados” sob orientação do comando para não integrarem o elenco. O Paraná precisa e depende dos melhores dentro de campo, já que fora dele apenas os apaixonados de sempre comparecem.


Fúria – 15 anos

Parabéns à maior expressão do amor tricolor, que, neste sábado, dia 11, fará uma mega festa em comemoração aos quinze anos.


FORÇA TRICOLOR!



________________________________
Acompanhe também meu trabalho em:

http://falandocomastorcidas.blog.terra.com.br
http://bolaredonda.blog.terra.com.br
http://bolaredondabrasil.blogspot.com
http://www.futebolpr.com.br
http://www.paranautas.com
http://www.radioparanaclube.com.br