sábado, 2 de agosto de 2008

Abre-jogo: Paraná Clube x Gama

Nesta terça-feira, dia cinco de agosto de 2008, no "horário da telinha" às 21hs45, em pleno Durival de Britto e Silva, a "Vila Capanema", o tricolor receberá o Gama, em partida válida pela décima-sexta rodada da segundona.

A partida terá um trio mineiro no comando. Com o apito, Renato Cardoso da Conceição será auxiliado por Jair Albano Félix e por Janete Mara Arcanjo.

Rogério Perrô comandou o Paraná por dez partidas e obteve quatro vitórias, dois empates e quatro derrotas, tendo um aproveitamento de pontos de 46,66%, pouco, para quem já pegou o time em situação delicada e precisa ter, ao final do certame, um time com aproximadamente 66% para retornar à divisão de elite.


Conheça um pouco do próximo oponente do Paraná Clube

A Sociedade Esportiva do Gama foi fundada em 15.11.1975, tem como mascote o periquito e é um forte time regionalmente, tendo já conquistado um campeonato nacional da Série "B" em 1998 e dez estaduais.

O time, sediado na homônima cidade-satélite de Brasília, ficou nacionalmente conhecido por ter conseguido manter-se na primeira divisão nacional através da justiça comum tendo após despencado à Série "C" (de onde saiu com o vice em 2004) e ultimamente não consegue sequer figurar entre os dez primeiros da divisão que ocupa, tendo sido 13º em 2005, 11º em 2006 e 12º em 2007.


O momento dos times no Brasileirão

Ambas equipes não estão nos seus melhores dias. Nas últimas cinco partidas, o time do Planalto Central obteve três derrotas (2 a 0 pro América e para o Avaí, ambas partidas fora de casa e pelo placar mínimo, no Distrito Federal, diante do Bragantino), um empate (em casa por 2 a 2 diante do Vila Nova) e uma única vitória frente ao Juventude, em casa por 2 a 0.

Atualmente o Gama está na zona de rebaixamento à terceirona somando apenas catorze pontos (quatro vitórias).
O time tem aproveitamento de 31% dos pontos disputados, tendo o pior ataque do certame (treze gols marcados) e a terceira pior defesa do campeonato com onze gols sofridos.

Segundo o site especializado "Chance de gol" (www.chancedegol.com.br) a equipe esmeraldina tem menos do que 0,01% de chances de subir de divisão ainda em 2008 sendo que detém 74,2% de chance de ser rebaixado.

O Paraná Clube, nas últimas cinco partidas vem de três derrotas (duas em casa, uma para o Juventude por 2 a 1, outra para o Corinthians por 2 a 0 e a mais recente no ABC para o São Caetano por 3 a 1) e duas vitórias (no Distrito Federal para o Brasiliense por 2 a 1 e outra em casa pelo placar mínimo diante do Grêmio Barueri), caindo um pouco de produção.

O tricolor, que ainda não conseguiu ficar na "parte de cima da tabela", ocupa o décimo-quarto lugar com dezessete pontos, estando a distantes nove pontos do "G-4" (grupo que retorna à divisão de elite do futebol nacional em 2009), tendo, mesmo assim, menor número de gols e de vitórias que esse, fazendo a vantagem real do atual quarto colocado ser de dez pontos.


Com quatro vitórias e cinco empates em treze partidas o time apresenta parcos 37% de aproveitamento dos pontos disputados, tendo o sexto pior ataque (com dezesseis gols marcados) e anona pior defesa (com vinte gols sofridos).

Sobre a partida em tela, o site citado dá vantagem ao mandante. Este tem, pelos seus cálculos, 61% de chances de êxito, tendo o empate 22,5% de possibilidade de ocorrer. Cabe lembrar que o tricolor, nas últimas duas partidas sofreu cinco gols e marcou apenas um enquanto o Gama sofreu quatro e marcou dois.


A semana das equipes

Paraná Clube

O pouco tempo entre a última rodada e a partida de logo mais teoricamente não permitiria que muitas alterações ocorressem na "filosofia" tricolor, no entanto, até pelo "elenco disponível", o técnico Rogério Perrô deverá alterar a forma de jogo paranista.

Antes do último treinamento o elenco se reuniu com a comissão para uma longa conversa visando considerar o momento, eventuais falhas e suas correções. Para a partida o defendor Ricardo Ehle (expulso na última partida) e Éverton (por suspensão) não terão condições de jogo, dessa forma, o polêmico Daniel Marques deverá aparecer na zaga e Gílson deverá formar o ataque com Marcelinho, ficando Christian incumbido de armar as jogadas tricolor com Giuliano.

Léo vem sentindo dores na perna direita e, embora não tenha treinado, parece confirmado para a partida, mesmo que Naves demonstre estar em melhor momento.

Para a torcida uma notícia boa e uma ruim. A boa é que Leonardo novamente irá compor o banco nessa partida e a ruim é que Éverton aproveitou a "folga" para assinar contrato com o Flamengo. O time carioca, no entanto, viu frustrada sua expectativa de contar com o craque paranista já em 2008. Éverton fica no tricolor até o final da temporada.


Sociedade Esportiva do Gama

A equipe do Planalto central terá alguns problemas para a partida de logo mais.
Flávio Barros não sabe ainda se poderá contar com o atacante Landú, que chegou por empréstimo do Vasco, por ainda a liberação não estar confirmada, assim, Dinei, deverá figurar entre os "onze" ou à frente, ou na vaga de Maia.

O meia Aragoney, fora por ter levado o terceiro cartão amarelo, fica de fora da partida ficando sua vaga com André Silva ou Uélliton.


As prováveis escalações

O Paraná Clube de Rogério Perrô deverá formar com: Gabriel, Claudemir, Daniel Marques, Luciano e Rogerinho; Agenor, Leo (Naves), Cristian e Giulano; Gílson e Marcelinho.

O Gama de Flávio Barros deverá entrar com: Donizete, Ânderson, Pedro Paulo e João Paulo; Lucas Silva, Fábio Rosa, André Silva (Uélliton), Thiaguinho, Juliano e Ademar; Landú (Alisson) e Dinei.


_________________________________
Acompanhe também meu trabalho em:
http://falandocomastorcidas.blog.terra.com.br
http://bolaredonda.blog.terra.com.br
http://bolaredondabrasil.blogspot.com
http://www.futebolpr.com.br

http://www.paranautas.com
http://www.radioparanaclube.com.br