quarta-feira, 9 de abril de 2008

A atual fase do Paraná Clube

Com pouco mais de dezoito anos de vida o Paraná Clube atravessa um momento tão importante como delicado. O clube, ao final de 2.006 (quando fora campeão estadual) obteve uma inédita classificação à Copa Libertadores de América, encheu de esperança seus apaixonados torcedores. Desse momento em diante, uma série de desencontros ocorreu.

Em 2007, o Paraná Clube foi à final do campeonato paranaense mas, preocupado com sua participação na maior copa de clubes continental, não logrou superar o modesto time do Paranavaí, ficando com o vice-campeonato. Nesse ano ainda, o tricolor da Vila Capanema passou da fase de grupos na Copa Libertadores tendo sido posteriormente eliminado pelo time do Libertad do Paraguai (que foi o terceiro colocado nesse certame), após dois confrontos duríssimos, decididos no detalhe.

Após esse momento o clube parecia ter focado seus esforços ao campeonato nacional. Com Zetti no comando, chegou a ser líder do Brasileirão até a terceira rodada; no entanto um salário três vezes maior seduziu o líder paranista que saiu para a vinda de “Pintado”, com quem o Paraná Clube, ainda tinha a marca de ser o melhor visitante dentre todos os times do certame.

Como o novo treinador também optara por uma oportunidade laboral onde fosse receber mais, e internamente, o comando não logrou a extensão do mandato diretivo, “apostas” e velhos conhecidos comandaram o banco paranista, e, sem a mesma qualidade dos técnicos anteriores, depararam-se com um elenco dilapidado inexplicavelmente. Tal sucessão de equívocos diretivos culminou com a derrocada paranista que teve como ponto final sua ida à segunda divisão do futebol nacional.

No entanto, nesse momento, algo começou a mudar. Sua vibrante e apaixonada torcida começou a organizar-se e eventos pró-paranistas tomaram conta da cidade de Curitiba. A torcida promoveu grande jantar em comemoração à maior idade da entidade paranista e ainda, tomou o centro da cidade em passeata pacífica conhecida como “Avalanche Tricolor”, que buscava devolver ao torcedor, o sentimento pelas três cores.

O ano de 2.008 começou dando algo de esperança ao torcedor do Paraná Clube. No início do ano foi promovido no Rio Grande do Sul o campeonato brasileiro “sub-20”, com belíssima campanha tricolor e mais, com boas atuações de garotos “pratas-da-casa” que poderiam integrar o elenco principal, característica que, sempre quando existente, representavam alegrias aos torcedores.

Veio o campeonato estadual e, mesmo com um início delicado, ainda com Saulo, ídolo tricolor no banco, o Paraná Clube começava a encontrar sua melhor formação para o decorrer da temporada.

Apesar do carinho da torcida, Saulo não conseguia, em campo, obter os resultados que lhe permitiam ter segurança no comando da equipe. Com sua saída, Paulo Afonso Bonamigo, outro conhecido dos torcedores paranistas, assumiu o comando em campo e com ele, o futebol tricolor foi levado a outro padrão.

O tricolor com “Bona” passou de duas fases da Copa do Brasil e, como campeão de seu grupo na segunda fase do estadual, classificou-se às semi-finais do mesmo, onde disputará com o rival Coritiba, uma vaga na final do Paranaense, sendo que, caso nela esteja, o fará pela terceira vez consecutiva.

A atual fase do Paraná Clube leva a crer que o tricolor tem tudo para retornar à elite do futebol nacional e conquistar, ao menos, algum título em 2.008.

Dentro de campo o elenco é limitado pelas possibilidades do mercado mas desponta com alguns jogadores interessantes como o jovem canhoto Éverton (que pode jogar tanto na armação como na ala esquerda ou ainda como segundo homem de frente), o garoto Giuliano (que já esteve em seleções nacionais de base, podendo atuar na armação ou como ponta-de-lança), pratas-da-casa como o atacante Jeff e o meia Pimpão que, ao lado de atletas de qualidade como os goleiros Fabiano Heves e Gabriel (outra revelação paranista), os volantes Jumar e Léo e os defensores João Paulo (cria paranista), Luís Henrique, Daniel Marques e Nem, além do armador Christian e a eterna promessa Joélson, dão ao tricolor, sob o comando de Bonamigo, um padrão de jogo coerente com a conjuntura atual nacional.

Fora das quatro linhas o Paraná Clube vem fazendo parcerias para a construção e um novo e moderno centro de treinamentos (CT) e tem, no seu Departamento de Marketing, uma “alavanca” para que o torcedor paranista assimile a situação e a necessidade de auxiliar sua equipe nessa luta pela volta à divisão de elite.

Com campanhas como a “SemPRe Paraná”, que busca a retomada do paranismo, do “orgulho em ser paranista”, o Departamento de Marketing reformulou a gralha, dando-lhe traços mais modernos, lançando no mercado chapéus, bonés e fantoches da mascote e ainda, colocando à venda um kit (com camisa e adesivo) cuja primeira edição foi esgotada no dia do lançamento.

A atual fase do Paraná Clube transmite ao torcedor a sensação de que (embora muito ainda possa ser feito) tudo se encaminha para uma bela temporada em 2008, que terá como ponto alto o regresso à primeira divisão nacional.

Agora “maior de idade” o Paraná Clube busca a força e o “juízo” necessário para vôos maiores da gralha, que de cima, olha contente para sua orgulhosa torcida.

_________________________________
Acompanhe também meu trabalho em:
http://falandocomastorcidas.blog.terra.com.br
http://bolaredonda.blog.terra.com.br
http://bolaredondabrasil.blogspot.com
http://www.futebolpr.com.br
http://www.paranautas.com

segunda-feira, 7 de abril de 2008

Campeonatos estaduais

Alguns dos mais importantes campeonatos estaduais já se encontram nas fases finais. Times tradicionais como Grêmio, Corinthians e Santos não mais estão na disputa de seus respectivos estaduais, no entanto, isso não representa que times emergentes estejam cotados nos estaduais.

Campeonato Paranaense

Com 14 gols, Keirrison (Coritiba) lidera a artilharia do estadual seguido por William (J. Malucelli), que tem um gol a menos. O último final de semana definiu os semi-finalistas do torneio.

Dia 13/04 enfrentar-se-ão, em horário a definir, no Couto Pereira, Coritiba e Paraná e, na Arena da Baixada, Atlético e Toledo. Em 20/04, em horário a ser determinado pela federação estadual, no Durival de Britto e Silva, o Paraná Clube receberá o Coritiba e, no "XIV de Dezembro", o Toledo enfrentará o Atlético.

Em 2.006 o Paraná Clube sagrou-se campeão diante da ADAP; em 2.007, o Atlético de Paranavaí conquistou o título diante do tricolor de Curitiba. O Coritiba e o arqui-rival Atlético há tempos não disputam a final do certame que poderá ter, pela terceira edição seguida, o Paraná Clube e um time do interior, o que não será surpresa, vez que ambos acabaram a segunda fase como líderes de seus respectivos grupos.


Campeonato Paulista

Com Santos e Corinthians fora da disputa, o campeonato paulista chega às semi-finais tendo de um lado a tradição representada pelo duelo de São Paulo e Palmeiras e, do outro, pela "força do interior" com Guarantinguetá e Ponte Preta.

Com 13 gols, Kléber Pereira do Santos aparece liderando a artilharia, seguido por Pedrão (Barueri) e por Alex Mineiro (Palmeiras) com 11 gols e por Otacílio Neto (Noroeste) e Borges (São Paulo) com 10.

As primeiras partidas das semi-finais ocorrerão em 12/04, às 18h10, no Moisés Lucarelli (Ponte Preta x Guaratinguetá) e, em 13/04, às 16hs, no Morumbi (São Paulo x Palmeiras).

Os "jogos de volta" ocorrerão em 19/04, às 18h10, no Dário Rodrigues Leite (Guaratinguetá x Ponte Preta) e em 20/04, e, às 16hs, provavelmente também no Morumbi (Palmeiras x São Paulo).

_________________________________
Acompanhe também meu trabalho em:
http://falandocomastorcidas.blog.terra.com.br/
http://bolaredonda.blog.terra.com.br/
http://bolaredondabrasil.blogspot.com/
http://www.futebolpr.com.br/
http://www.paranautas.com/

Copa do Brasil

Pela maior "Copa" nacional, algumas equipes já estão classificadas e outras ainda farão uma partida para definir quem sai da competição e quem segue na luta pela Vaga na Copa Libertadores de 2009.

O Fortaleza deu adeus ao certame após ter sido derrotada pelo Corinthians Paulista em casa por 2 a 1 e depois, no jogo de volta, pelo placar de dois tentos a zero.

O Fast Clube do Amazonas, por ter sido derrotado em casa pelo Goiás, que fez 3 a 1, deu adeus à competição não precisando o time do Centro-Oeste do "jogo de volta".

O Atlético de Goiás, venceu o Grêmio em casa por 2 x 1 e poderá, caso de empate em 9/4, às 21h45 em Porto Alegre, seguir no certame.

O São Caetano após ter superado o Coritiba em Santo André pelo placar mínimo, terá, também em 9/4, às 20h30, em Coritiba, a oportunidade de garantir sua ida à próxima fase, dando ares novos ao elenco e torcida, após a risível campanha no seu estadual.

O River do Piauí surpreendeu muita gente ao superar em seus domínios o badalado time do Botafogo(RJ) e terá, em 9/4, às 20h30, no Rio de Janeiro, a oportunidade de mostrar que o primeiro resultado não se deu por mero acaso.

A Portuguesa garantiu sua permanência no certame despachando o time do Volta Redonda após vencê-lo em São Paulo por 2 a 0.

Após empate em dois gols na primeira partida, Nacional(AM) e Atlético(MG) decidirão em 9/4, às 20h30, em Belo Horizonte, quem seguirá adiante.

O Juventus, que vencerá o Náutico por 2 a 0 em São Paulo, não aproveitou a vantagem e sucumbiu em Recife por 3 a 0, ficando de fora do certame. Felicidades para o Timbú que garantiu com garra sua permanência no certame.

O Central(PE) não suportou a forma do time de Wanderlei Luxemburgo e, com a derrota de 5 a 1 em casa, viu o time paulistano seguir na competição.

O Brasiliense, surpreendido em casa com a derrota por 2 a 1 frente o Sport, poderá, em 9/4, às 20h30, em Recife, redimir-se da má apresentação. Por ora, vantagem do rubro-negro.

O Internacional, que venceu o Chapecoense por 2 a 0 em Santa Catarina, eliminou o "jogo de volta" e segue firme no certame. O time deverá ter alguns desfalques em consequência de uma epidemia de hepatite no elenco. Clemer, com 39 anos volta ao gol Colorado para enfrentar o Paraná Clube, nas oitavas de final.

O Paraná Clube fez o "dever de casa" tendo superado na Vila Capanema o Vitória pelo placar mínimo, tendo após classificado-se em Salvador pelo gol marcado fora de casa, dando alegrias à torcida que vê o tricolor na fase seguinte da Copa do Brasil (onde enfrentará o Internacional) e nas semi-finais de seu estadual.

Bragantino e Vasco empataram em 2 a 2 na primeira partida. O time carioca, no entanto, classificou-se à fase seguinte em face da vitória por 2 x 1 no Rio de Janeiro.

O Criciúma segue no certame após ter goleado o Icasa (CE) em Juazeiro do Norte, evitando com isso o "jogo de volta".

O Paranavaí(PR) foi superado pelo Corinthians Alagoano pelo placar mínimo (que eliminou o outro Atlético do estado) e poderá, dia 9/4, às 15h15, em Maceió, devolver o resultado ou tentar algo melhor.

O Madureira não resistiu ao Juventude em casa e, por ter perdido "em casa" por 3 a 0, sequer terá o direito do "jogo de volta". Juventude classificado.

_________________________________
Acompanhe também meu trabalho em:

Copa Libertadores de América 2008

Sobre a maior competição continental inter-clubes, estamos no final da "fase de grupos". Algumas agremiações praticamente garantiam sua ida à fase seguinte, outras apenas cumprirão tabela.

Grupo1: O Cruzeiro, após cinco rodadas, lidera o grupo com 11 pontos ganhos, seguido de perto por dois times com 7 pontos, o Caracas (Ven) e o San Lorenzo (Arg). A rodada decisiva terá, em 16/4, às 19hs30 as partidas de Real Potosí x Cruzeiro em Potosí e de San Lorenzo x Caracas em Buenos Aires.

Grupo2: O Estudiantes (ARG), após cinco partidas, com 8 pontos, figura na liderança do grupo seguido pelo contrerrâneo Lanús, com 7 pontos e pelo Deportivo Cuenca (EQU), com 6. A definição do grupo se dará em 15/4, às 21h10, com a partida de Danubio x Lanús, em Montevidéu, e a de Estudiantes x Deportivo Cuenca, em La Plata.

Grupo 3: Ainda com dois jogos em disputa para ver quem serão os classificados, o grupo tem como líderes o Atlas (MEX) e o Boca Juniors (ARG) com 7 pontos, seguidos pelo Colo Colo (CHI), com 6. As seguintes partidas definirão o grupo: No dia 9/4, às 21h30, em Guadalajara, o Atlas enfrentará o Boca Juniors; dia 10/4, às 20h10, teremos Colo Colo e Unión Maracaibo em Santiago. Dia 22/4, às 21h10, em Santiago, o Colo Colo enfrentará o Atlas no mesmo instante em que em Buenos Aires o Boca Juniors receberá o Unión Maracaibo.

Grupo 4: Por esse grupo, o Nacional (Uru) e o Cel. Bolognesi (Per) já disputaram cinco partidas, sendo o grupo liderado pelo Nacional (URU) com 9 pontos, seguido pelo Cienciano (PER) e pelo Flamengo (BRA) com 7. As próximas partidas ocorrerão em 9/4, às 21h50, entre Cienciano x Flamengo, em Cuzco; e, no dia 23/4, às 19h30, teremos Flamengo x Coronel Bolognesi no Rio de Janeiro e Nacional x Cienciano em Montevidéu.

Grupo 5: Num dos grupos mais disputados da Libertadores, nada está ainda definido. Faltando uma rodada, River Plate (ARG) e América (MEX) estão com 9 pontos, seguidos pela Universidad San Martín (PER) e pela Universidad Católica (CHI) com 6. A definição ocorrerá no dia 17/4, às 21h30, quando o River Plate recebe o Universidad San Martín em Buenos Aires e, ao mesmo tempo a Universidad Católica enfrenta o América em Santiago.

Grupo 6: Com ainda duas rodadas em disputa, o grupo é liderado pelo Cúcuta Deportivo (COL) com 8 pontos, seguido pelo Santos (BRA), com 7 e o San José (BOL) com 4. A definição virá a partir de 8/4, às 18h quando o San José receberá o Cúcuta Deportivo em Oruro. Em 9/4, às 21h50 o Chivas Guadalajara enfrentará o Santos em Guadalajara. A última rodada ocorrerá em 16/4, às 21h50, quando, ao mesmo tempo o San José enfrentará o Chivas Guadalajara em Oruro e o Santos, na Vila Belmiro, receberá o Cúcuta Deportivo.

Grupo 7: Outro grupo disputado. Todos os integrantes ainda podem passar à fase seguinte, exatamente por faltarem duas rodadas. Por ora, o grupo é liderado pelo São Paulo (BRA) com 8 pontos, seguido pelo Atlético Nacional (COL) com 5, o Sportivo Luqueño (PAR) com 4 e pelo Audax Italiano (CHI) com a mesma pontuação. A penúltima rodada ocorrerá em 10/4, às 22h30 e terá as partidas entre Sportivo Luqueño x Atlético Nacional em Luque e Audax Italiano x São Paulo em Santiago. A rodada final ocorrerá no dia 23/4, às 21h50, e teremos Sportivo Luqueño x Audax Italiano em Luque e São Paulo x Atlético Nacional na Capital Paulista.

Grupo 8: Único grupo definido. O Fluminense (BRA) e a LDU (EQU), com 10 pontos, terão duas rodadas para definir quem irá como primeiro ou segundo. Dia 8/4, às 22h50, o Libertad receberá a LDU em Assunção; dia 9/4, às 19h30, o Arsenal, em Sarandí, poderá buscar honrar seus torcedores e devolver a goleada imposta no Brasil pelo Fluminese e, em 17/4, às 19h10 teremos Fluminense x LDU no Rio de Janeiro e Libertad x Arsenal em Assunção.
_________________________________
Acompanhe também meu trabalho em:

Verdade ou mentira?

Poderia ser questionado alguém que dissesse ter o Atlético “escolhido” o adversário? Seria “chorão” quem afirmasse que o coxa foi favorecido pela tabela, tendo viajado menos que os oponentes?

Independentemente de qualquer coisa, o fato é que o Campeonato Paranaense conhece seus quatro semi-finalistas e os respectivos confrontos. O vencedor do duelo entre Toledo e Atlético enfrentará o “sobrevivente” de Paraná Clube e Coritiba. É importante ressaltar ainda que, os dois últimos ainda disputam a Copa do Brasil, o tricolor já classificado e o coxa com a responsabilidade de reverter em casa um resultado adverso.

Alguns torcedores dizem que com o elenco dos quatro não se forma um “time”. Verdade ou mentira?

Analisando friamente os elencos, temos que o Toledo é forte em sua casa e que o Paraná tomou outro “corpo” após a entrada de Bonamigo. Seriam os dois primeiro colocados de seus grupos os favoritos para a final? Teremos neste ano novamente uma final entre o Paraná Clube e um clube do interior, a exemplo de 2.006 e 2.007?

As respostas destas indagações serão conhecidas apenas após as partidas, no entanto, o torcedor paranista está tomado de certa tranqüilidade, em face da evolução do padrão de jogo da equipe, principalmente nas últimas partidas. Pimpão demonstrou que pode resolver a lacuna deixada por André Luís pela direita. O “tanque”, agora com ritmo de jogo, apresenta-se como o “dono” da camisa “9” e nova referência aos “garotos da Vila” (Éverton, Giuliano e o próprio Pimpão) e Joélson, pasmem, parece ser uma opção para que a bola corra mais, devendo o bom Christian ser utilizado quando se necessite cadenciar mais o jogo.

Se é verdade ou mentira que Bonamigo está em evolução e deixou de ser retranqueiro, isso saberemos adiante mas, num campeonato de mentiras, a grande verdade, por ora, é a notória evolução do Paraná Clube.

FORÇA TRICOLOR!

_________________________________
Acompanhe também meu trabalho em:
http://falandocomastorcidas.blog.terra.com.br
http://bolaredonda.blog.terra.com.br
http://bolaredondabrasil.blogspot.com/
http://www.futebolpr.com.br
http://www.paranautas.com